Enquanto aguardamos a chegada dos pequenos e grandes festivais de verão na capital, alta de Lisboa, zona saloia e margem sul; antes de recebermos o lado Pop – Simple Minds, “ACOUSTIC LIVE’17” (Coliseu de Lisboa, 03 maio), Depeche Mode (NOS Alive, 8 Julho), The Pretenders (EDP CoolJazz, 19 julho), UB40 (MEO ARENA, 28 novembro); ou do lado Hard –The Cult (NOS Alive, 7 de julho), Guns N’ Roses “Not In This Lifetime Tour” (Passeio Marítimo de Algés 2 Jun), Aerosmith – “Aero-Vederci Baby!” (MEO Arena, 26 Jun 2017), Deep Purple – “The Long Goodbye Tour” (MEO Arena, 4 Jul 2017) e os Red Hot Chili Peppers (Super Bock, Super Rock, 13 Jul 2017)dos sons LX mais esperados este ano, encontramos muitas e boas razões para nos deliciarmos com um dia & serão de música ao vivo e em família:
♪ No dia 18 de março às 19.00, no Cais do Sodré, sobem ao palco improvisado o concerto tributo a Zeca Afonso dos B Fachada ao lado dos Dead Combo, que vêm apresentar o seu mais recente projeto “As Cordas da Má Fama”. Festa com Entrada livre envolvida num ambiente de festa, StreetFood, animação de rua e muita música, … ideal passeio para miúdos e graúdos.
♪ No dia 18 de março às 16.30, na Sala do Capítulo do Mosteiro dos Jerónimos, por ocasião Celebrações do Nowruz, festival milenar dedicado ao primeiro dia do Ano Novo Persa, realiza-se um Concerto de Música Tradicional Persa pelo Grupo Musical Miras do Irão. Entrada livre (sujeita à capacidade da sala). Um calendário diferente em família.
♪ No dia 19 de março às 11.00, no Palácio Marquês de Pombal em Oeiras realiza-se um Concerto Didático (>6 anos) a respeito de L. Boccherini – o compositor e a sua obra – sob a direção artística e comentários do Maestro Nikolay Lalov – Solistas da OCCO. Entrada livre (sujeita à capacidade da sala). Cultura e Música dos pequeninos aos crescidos.
♪ No dia 19 de março às 16.00, no Museu do Oriente, os Solistas da Metropolitana propõem um concerto a piano com as composições de Bizet, “Jeux d’enfants”; Saint-Saëns, “Le carnaval des animaux “ e Ravel, “Ma Mère l’Oye”. Entrada livre (sujeita à capacidade da sala). A explorar em família.
♪ No dia 19 de março às 16.00, no Palácio Nacional da Ajuda realiza-se um concerto pelo Coro Emotion Voices acompanhado da Orquestra Círculo de Música de Câmara. Num horário para toda a família e com Entrada livre(sujeita à capacidade da sala).
♪ No dia 19 de março às 19.00, no Mercado de Santa Clara, a Orquestra de Câmara e músicos convidados prometem fundir o tradicional & contemporâneo, popular & erudito, através da dança comunitária “Ciranda”. Uma atividade animada para toda a família com a (re)descoberta de canções tradicionais portuguesas, numa viagem pelo país de lés-a-lés, com paragens no Minho, em Trás-os-Montes, nas Beiras, no Ribatejo e Alentejo. Entrada livre (sujeita à capacidade da sala)
♪ Mensalmente num sábado à tarde realiza-se no Museu Nacional da Música, um especial programa do ciclo “Músicas do Acervo – compositores portugueses e seus contemporâneos‘”, Ciclo para toda a família, com uma programação mensal (7 de abril, recital pelo Coro Sine Nomine; 12 de maio, recital de piano, João Paulo dos Santos; 2 de junho, recital de violino, Veronika Schreiber, e piano, Steven Chervenkov) com Entrada livre (sujeita à capacidade da sala).
♪ Ao longo de todos os sábados no mês de março contamos com os “Serões Musicais no Palácio da Pena”, no Salão Nobre do Palácio Nacional da Pena. O local, escolhido de forma simbólica por D. Fernando II ter desenvolvido saraus musicais neste mesmo salão, artistas e composições apresentam-se como um excelente programa familiar.
♪ No Primeiro Domingo de cada Mês, na Sala do Capítulo do Mosteiro dos Jerónimos, o Ciclo de Música “Jovens Músicos Novos Ouvintes” concilia a entrada gratuita neste emblemático monumento da capital e a apresentação de novos músicos em início de carreira. No dia 2 de abril, às 15h00 convidam-nos para o concerto “Primavera no Mosteiro” (“Spring in the Monastery”) pelo Quarteto Opus 28 e Maria João Sousa. Monumento e Música com Entrada Livre para todos.