10 Livros sobre Sustentabilidade

sustentabilidade

Nem sempre é uma caminhada fácil, esta da sustentabilidade. O tempo e as ofertas disponíveis não ajudam a tentarmos ser mais sustentáveis e é uma caminhada longa e complicada. Por vezes, precisamos de inspiração, de ajuda e nada melhor que um bom livro. Hoje, sugiro 10 livros que poderão ser úteis nesta nossa caminhada.

O Pequeno Livro do Ambiente
de Christine Coirault

Para os mais pequenos e com ilustrações divertidas, com animais a servirem de interlocutores, este livro da Presença ajudará os mais pequenos a aprender as regras básicas para proteger o ambiente.

Proteger o Ambiente

Este livro da Texto Editora já é para um público um pouco mais juvenil e apresenta propostas de jogos e formas de aprender mais divertidas.

Tu podes salvar o planeta: 101 maneiras de TU fazeres a diferença!
de Jacquie Wines

Nessa onda, este livro apresenta desafios aos mais jovens para solucionarem o que outros estragaram. “AVISO: A geração dos teus pais deu cabo do planeta. Agora és TU que tens de o salvar. Os efeitos da poluição, do aquecimento global e da destruição do nosso planeta nunca foram tão visíveis e mesuráveis como actualmente.”

Plantas Medicinais para Cultivar em Casa: No Terraço, na Varanda ou na Janela
de Serge Schall

Aqui podemos aprender a cultivar, preparar as plantas necessárias para algumas curas caseiras. Pode não ter a palavra sustentabilidade mas tudo o que nos ajude a fazer em casa e a evitar antibióticos, tem a sua mais-valia.

Uma Horta em Casa
de Isabel Mourão e Miguel Maria Brito

Na sequência do outro livro, mas já mais abrangente, surge a obra de Mourão e Brito.

“Ter uma pequena horta em casa – seja num terraço, numa varanda ou simplesmente à janela, fazendo um uso criativo do espaço disponível – contribui, numa pequena mas considerável escala, para combater as alterações climáticas; melhora substancialmente a qualidade da alimentação e ajuda a diminuir a despesa familiar; e faculta um ambiente saudável e divertido de convívio entre todos os membros da família. Descubra, ao longo destas páginas:

– As vantagens de ter uma horta em casa
– Que plantas pode cultivar (hortícolas, aromáticas ou medicinais ou flores comestíveis)
– Como funciona o ciclo de vida das diferentes plantas
– Quando, onde e com que utensílios as pode cultivar
– Como fazer cultivo biológico (da sementeira à compostagem e ao tratamento de pragas e doenças)
– Indicações específicas para o cultivo de mais de 50 plantas – da abóbora aos cogumelos, do alecrim ao tomilho, e da alegria-do-lar à verbena.”

A Horta-Jardim Biológica
de Jesús Arnau e Mariano Bueno

Outra obra semelhante, mas de autores espanhóis temos, a Horta-Jardim Biológica.

“A Horta-jardim Biológica traz duas novidades fundamentais para os adeptos das hortas urbanas e da horticultura biológica: indicações práticas e muito originais para o cultivo em espaços reduzidos; e o conceito inovador e transformador da fusão entre a horta e o jardim. Apesar de não ser um facto muito divulgado, são diversas as flores comestíveis e com propriedades gastronómicas; por outro lado, grande parte das hortaliças pode ser cultivada de forma a terem uma apresentação estética.”

Cosmética e Saboaria Natural: Segredos da natureza
de Dulce Mourato e Filipa Falcão

Da natureza para a cosmética e saboaria, muitas são as propostas de Mourato e Falcão. Receitas com fotografias e passo-a-passo, podemos aprender como tratar da Cosmética Natural, Sabão Natural, Detergentes Ecológicos e Lar, Doce Lar.

Beleza Natural: 130 Receitas de cosméticos naturais para fazer em casa
de Stephanie Gerber

Já havia falado deste livro anteriormente, do qual sou grande fã, quando fizemos o passatempo.São 130 receitas, muito variadas e com graus de dificuldade diferentes.

Desperdício Zero na Cozinha: Não desperdice o que lhe faz bem
de Alexandre Fernandes

Para o fim ficaram dois livros sobre Desperdício Zero, um tema com o qual me vou debatendo frequentemente e que não consigo evitar. O objetivo é claro… Tudo se aproveita!

Desperdício Zero: Simplifique a sua vida reduzindo o desperdício em casa
de Bea Johnson

Finalmente a obra que inspira diariamente muitas pessoas a mudar o seu comportamento, e que a minha amiga do Eléctrico 28 me emprestou: Desperdício Zero. Aquele objetivo que pode ajudar a salvar o mundo, saco a saco, passo a passo…

Boas leituras sustentáveis e para todas as idades!

02 comments on “10 Livros sobre Sustentabilidade

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: