Leitura com pequenos passos 💞

leitura e livros infantis

baby-2598005_1920Sou aquela mãe chata que oferece livros a todos os amigos dos meus filhos (pelo menos até aos 12 anos). No natal, tenho a regra das três prendas, um livro, um brinquedo e uma peça de roupa. Desde pequenos que são sócios da biblioteca local e, com maior ou menor regularidade, vamos ver as novidades da biblioteca.

Sei que nem todos os meus filhos irão ser leitores ávidos mas quero que ganhem prazer em ler o que preferirem e apurem o seu gosto até chegarem à idade adulta. Para já, continuamos a ler-lhes histórias, enquanto o desejarem.

A leitura é importantíssima para o desenvolvimento da criança. Para além da questão afetiva tão importante, do momento de qualidade entre pais e filhos, quando os pais leem para os filhos os seus cérebros desenvolvem-se melhor. Estimulam o desenvolvimento da linguagem, da atenção e melhoram a literacia.

As crianças que foram estimuladas neste sentido têm um vocabulário mais extenso e maior probabilidade de terem melhores notas, aprendendo melhor. As crianças aprendem a manusear um livro, percebem que ler é divertido e, mais tarde, saberão que o livro pode ser um dos seus melhores amigos.

Quanto mais cedo começarmos melhor é para a criança. Ler pequenas histórias, desfolhar um livro de infância, ver os pais a ler é um processo que se vai construindo e que será importantíssimo para a criança. Ir construindo uma pequena biblioteca para eles é um investimento para o futuro!

Nem todos serão futuros leitores da mesma forma. Por exemplo, eu e o meu irmão fomos educados da mesma maneira e eu adoro ficção e o meu irmão enciclopédias mas ambos adoramos livros. Os meus filhos igualmente, andam sempre com livros atrás, no carro, para um passeio, para a casa de banho. No entanto, já consigo verificar diferenças nos gostos deles. Ainda bem! Na diversidade é que se encontra a virtude e, se todos lêssemos os mesmo livros, as editoras iam à falência!

Boas leituras para pais e filhos!

Se quiserem saber novidades sobre livros sigam-nos em O Dia da Liberdade – Boas Leituras!
Sejam nossos amigos e sigam O Dia da Liberdade no facebook e no instagram!
 
(texto publicado primeiramente em Mães.pt)

05 comments on “Leitura com pequenos passos 💞

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: