Crianças e Motricidade Fina – Maneiras fáceis de treinar

botões atacadores

É complicado colocar as crianças a treinar a motricidade e é algo essencial para o seu desenvolvimento, principalmente se tiverem duas mãos esquerdas como eu… Nunca gostei de trabalhos manuais por causa da dificuldade que tinha em cumprir as tarefas, por isso sempre gostei de estimular os meus filhos para isso.

Era difícil porque eu não gosto de cortar, desenhar, pintar e mexer em barro ou plasticina. No entanto, pelos filhos fazemos tudo. Sou tão boa que eles se riem dos meus desenhos e até o meu filhote de 5 anos já me ultrapassou na capacidade artística!

botões atacadores
Maneiras fáceis de treinar a Motricidade

  • Quando se estraga roupa, não a deitem logo fora. Cortem os botões e as casinhas, de modo a que os filhotes possam treinar a abrir e fechar os botões.
  • O mesmo com os fechos, embora seja mais fácil num colete num peluche para eles terem mais vontade de praticar.
  • Apertar sapatos é difícil… arranjem umas formas em cartão, façam buraquinhos como se fossem sapatos e ajudem-nos a apertar os sapatos de cartão.
  • Atividades com tracinhos, de acordo com a idade, são sempre importantes, até porque estimulam a concentração. Podem encontrar vários exemplos nos sites Totschooling e  Kidzone  e outras atividades semelhantes no site Education. Na altura, até laminei as fichas para que pudessem fazer e apagar e fazer e apagar sem estragar papel.
  • Uma das atividades preferidas era usar uma caixa de ovos e misturar seis tipos de massinhas. O objetivo era que o filhote as separasse por cada casinha de ovo. Mais tarde, evoluímos e começámos a separar feijões de várias cores e grão.

 
caixa de ovos vazia
E por aí? O que fazem?

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: