Com o ano novo, muitos começam a limpar a casa e a tirar o que não usam, das gavetas e armários. E depois, destralhei e o que faço com isto?
Para que possam continuar a arrumar a casa, a garagem, o sotão, não vale mudar os objetos de sítio. Primeiro têm que saber o que vão fazer com eles.
Há várias opções, começando pelas lojas sociais da frequesias onde habitam ou as IPSS que conhecem. Infelizmente, nem todas aceitam tudo o que temos para dar.
Por isso, podemos procurar outras formas de destralharmos. Para quem consegue, há várias Feiras da Bagageira, das Almas e semelhantes onde podem tentar fazer algum dinheiro com o que já não precisam.
Outra hipótese são sites como o OLX ou o Custo Justo. Para itens mais específicos, também podem ir a lojas de segunda mão, como a KidtoKid ou o CashConverters. Há também um manancial de escolhas no facebook para tentar vender tudo e mais um par de botas!
Para os mais aventureiros e com grande capacidade de trabalho, podem criar a vossa própria loja no Shopify. Não é gratuito, por isso, têm que avaliar se realmente vale a pena!
Mas, nesta onda da sustentabilidade e pensando que o objetivo é que os outros possam usar aquilo que eu já não uso, quero partilhar convosco algumas páginas do facebook.
Nestas páginas, podemos doar o que já não precisamos, sabendo que a outra pessoa precisa. É uma economia circular do bem, para o outro e para o planeta. Não posso ficar com o que destralhei…
Páginas Importantes:
- Eu Dou! Destralhar para Minimizar
- Destralhe Consciente!
- Freeganismo Portugal
- Free Cycle de Lisboa
- Dou-te se vieres buscar Lisboa (e arredores)_THE ORIGINAL
- dou-te se vieres buscar em Cascais
- Dou-te se vieres buscar – ALGÉS – Oeiras ( e arredores)
- Dou-te se vens buscar (Ermesinde)
- COISAS PARA DAR – VISEU
Se por acaso, conhecerem outros grupos ou páginas que considerem importantes, coloquem nos comentários para que possa acrescentar aqui.
Se quiserem partilhar connosco outras sugestões de sustentabilidade, aqui fica o nosso convite.
Aqui segue mais uma grupo no facebook: Coisas para dar – Viseu
Vou acrescentar. Muito obrigada!
Muito bom post! Ando numa de destralhar mas de momento ainda estou focado no que é para ir para o lixo ou para a reciclagem! O resto ainda vai sendo mudado de sítio
Já é um princípio. Um dia destes, fazemos uma Feira do Esquecimento para tudo o que tem andado esquecido pelos cantos!
Fiz isso mesmo!
Uma saca de roupa para dar e outra, vou tentar vender na Micolet. Já lá vendi umas peças, e apesar do lucro ser pouco, gostei do sistema, simplicidade e organização.
Não sei o que é a Micolet mas vou investigar!!!