Dicas para Mães Apressadas – Menu da Semana

Quando nasceu o N., tivemos de ganhar novos hábitos. Muitas bocas para alimentar e pouco tempo para preparar tudo. Há 10 anos atrás já eu e o meu marido éramos adeptos da famosa marmita e todo o tempo era pouco para o que fazíamos.

Na altura fazia um menu bastante elaborado, fixo, que mudava todas as semanas, repetindo-se quatro vezes e recomeçando. Até tinha laminado os menus para ser mais fácil. Na altura tinha um frigorífico e uma arca…

Quando mudamos para cá para baixo, já não podíamos ter arca e tivemos de nos adaptar. Assim esses menus desapareceram e simplificámos.

Todas as semanas, ao domingo, tiro umas horas para preparar o menu da semana. Faço a sopa, que congelo por dias. Aproveito o forno para fazer comida que posso ir descongelando durante a semana ou para preparar marmitas e faço o menu da semana.

 Como disse, simplifiquei. Tenho uma chave fixa que começa com o menu de domingo. Consoante o que comemos no domingo, geralmente alimentos deliciosos confeccionados no forno, e olhando minuciosamente para o que sobrou no congelador começo a elaborar o menu da semana.
A chave secreta é:

  • carne
  • ovos
  • peixe
  • vegetariano

combinado com:

  • batata
  • massa
  • arroz

sempre acompanhado de vegetais e/ou salada.

Isto tirou-me um peso enorme de cima. Ao fazer o menu, vou escolhendo os ingredientes e formulando o menu. Por exemplo, esta semana já fiz batatas cozidas com vegetais e bifes grelhados, esparguete com almôndegas de grão e arroz de cenoura e tomate com truta estufada. Não foi complicado e ajuda ter o menu na corticite da cozinha.

Mesmo que eu não consiga chegar a casa a horas, como deixo o menu, organizado e à noite coloco a descongelar o que for necessário, há mais mãozinhas dotadas nesta casa que conseguem cozinhar!

O outro truque é, na mesma corticite, coloco a lista do que vai terminando. Assim, sempre que for às compras, é só levar para não me esquecer de nada!
A vida já é tão complicada, só temos de a descomplicar e ter mais tempo para a família!
 
Menu da Semana

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: