Feliz Dia da Família

É difícil ser família nos dias que correm. O lufa lufa entre trabalho, escola, trânsito e actividades fazem com que seja muito complicado manter uma casa de família em família. Gosto muito da expressão “Home is where the heart is” mas home não é house é o lugar onde nos sentimos amados.

Nem sempre conseguimos passar esse amor no dia a dia, mesmo dizendo amo-te, o tempo urge, o jantar queima-se, a roupa suja-se e amontoa-se e a necessidade de dormir impõe-se.

Não podemos deixar que as paredes de uma casa se transformem em fábricas de precisão onde tentamos criar meninos e meninas perfeitas, ninguém o é… Não há mães nem pais perfeitos nem os filhos o são, o podem ou devem ser. E são essas imperfeições que nós amamos! O dente encavalitado, a manchinha na barriga, a cicatriz na testa que nós beijamos com carinho…

Lembramo-nos dos pequenos desastres, dos piqueniques com chuva, das quedas do baloiço, das primeiras tentativas de andarem na bicicleta sem as rodinhas de trás e assim vamos construindo a nossa casa de família. Em 18 anos mudámos de casa 6 vezes por isso a minha casa não é feita de paredes mas de lembranças boas e menos boas mas da construção da família por detrás de cada uma das paredes físicas.

No dia a dia vamos tentando ser família mas no fim de semana tentamos vingar-nos. Daí tantas vezes fazermos sugestões de actividades em família pois consideramos importante que pais e filhos partilhem bons momentos juntos! Os dias da família deveriam ser todos os dias mas nem sempre conseguimos. Não somos super-mães nem super-pais, somos apenas pais que tentam fazer o melhor pela família.

Antes de terminar, quero dar um abraço aos que mais se aproximam de super mães e pais que conheço: os que criam os filhos sozinhos e que têm o trabalho a dobrar e ninguém com quem dividir os fardos ou as alegrias. Os que chegam a casa e fazem o trabalho todo e ainda têm tempo para olhar para os desenhos e dizer quão bonitos são. Os que preparam a roupa na noite anterior enquanto inventam uma história, apesar de saberem que têm uma pilha de pratos e panelas à espera e que a noite já não terá 7 horas de sono. Os que preparam os almoços no dia anterior para que nada falte a ninguém e ainda têm tempo para os beijinhos e as cócegas.

A todos nós que amamos as nossas famílias imperfeitamente perfeitas, um excelente dia da família! E se não tiveram tempo para celebrar hoje… espero que no próximo fim de semana esteja bom tempo para um bom piquenique ou uma ida a um parque especial!

FELIZ DIA DA FAMÍLIA!

diadafamilia

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: