Iniciou ontem o Festival Monstra, que foi adiado para outubro devido à pandemia. Recheado de boa animação, o Monstra quer levar o público às várias salas de cinema em Lisboa! Que tal aproveitar este fim de semana?
O Monstra – Festival de Animação de Lisboa regressa a várias salas de Lisboa, de 29 de setembro a 10 de outubro, para apresentar as longas-metragens em competição e várias retrospetivas no âmbito dos 20 anos do festival. Depois do adiamento do Monstra e de uma edição online em maio, onde foram exibidas as curtas-metragens em competição, a reposição de uma parte significativa do programa inicial é para Fernando Galrito, diretor artístico do festival, um ato de resistência. Um festival é um espaço de encontro, pretendemos continuar a experienciar o cinema de animação com todos os cuidados necessários e em cumprimento com todas as regras de segurança, afirma.
É na Sala Manoel Oliveira do Cinema São Jorge que se vai realizar a sessão de abertura, no dia 29 de setembro às 21h30, com quatro estreias mundiais: “The Monkey“, a nova curta-metragem da produtora portuguesa Sardinha em Lata, realizada por Lorenzo Degl’Innocenti e Xosé Zapata; “Setembro” de Ricardo Mata, um filme português sobre a cidade de Lisboa; “Katalog of Flaws“, filme canadiano realizado por Marv Newland, que conta com banda sonora dos Dead Combo; e “The One-Minute Memoir” da realizadora norte-americana Joan Gratz, que ganhou um Óscar em 1992 com o filme “Mona Lisa Descending a Staircase”. Ainda nesta cerimónia vai ser entregue presencialmente o prémio SPA / Vasco Granja aos realizadores Regina Pessoa e Alexandre Siqueira, que ganharam esta competição na edição Monstra em Casa com os filmes “Tio Tomás, a Contabilidade dos Dias” e “Purpleboy“, respetivamente.
Competição de Longas-Metragens
A competição de longas-metragens é composta por 7 filmes internacionais e vai ser exibida de 1 a 7 de outubro no Cinema City Alvalade.
Realizado pelas francesas Zabou Breitman e Eléa Gobbé-Mévellec, “The Swallows of Kabul” é um filme sobre duas histórias de amor num Afeganistão sob o controlo taliban, que pretende celebrar a força e a beleza das mulheres.
A “Viagem do Príncipe” é a história de amizade entre um velho macaco e uma criança de 12 anos, realizada por Jean-François Laguionie, um dos realizadores de animação mais antigos ainda em atividade, e Xavier Picard.
Do Japão chega-nos “Surfa a tua Onda“, do premiado autor Masaaki Yuasa, um filme sobre Hinako, uma rapariga que adora surf e que se muda para uma cidade à beira-mar.
Já “Buñuel no Labirinto das Tartarugas”, de Salvador Simó, conta a história verídica da forma como o realizador surrealista Luis Buñuel fez o seu segundo filme.
“A Fantástica Viagem de Marona“, é uma longa-metragem sobre uma pequena cadela, que relembra todos os seus donos que amou incondicionalmente. Este filme é realizado por Anca Damian, autora de obras como “Crulic – O Caminho para o Além”, que ganhou mais de 35 prémios internacionais, entre eles o Cristal de longa-metragem em Annecy.
Baseado no livro de 1945 “A Famosa Invasão da Sícilia pelos Ursos” do escritor e ilustrador italiano Dino Buzzati, apresentamos na competição do Monstra o filme de Lorenzo Mattotticom o mesmo nome, que foi também selecionado para figurar na secção “Un Certain Regard” da edição 2019 do festival de Cannes.
Por fim, “Louis and Luca – Mission to the Moon“, um filme que faz parte de uma trilogia do realizador norueguês Rasmus Sivertsen.
20 anos de Monstra e os filmes que marcaram a história do festival
Para esta edição comemorativa, foi programada uma edição retrospetiva, com a exibição de alguns dos melhores filmes que já passaram pelo festival desde a sua primeira edição no ano 2000. Assim nesta edição, o público poderá rever obras como “Canção do Mar“, filme de 2014 realizado por Tomm Moore e que esteve nomeado para os Annie Awards e para os Óscares na categoria de Melhor Longa de Animação; “April e o Mundo Extraordinário” deChristian Desmares, Franck Ekinci; “Tia Hilda” de Jacques-Remy Girerd e Benôit Chieux; “O Rapaz Fantasma” da dupla francesa Alain Gagnol e Jean-Loup Felicioli; “A Ganha-Pão” realizado por Nora Twomey; e “Uma Noite numa Cidade” de Jan Balei.
Filmes Históricos
Na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema vão ser apresentadas algumas das obras que marcaram a história do cinema de animação mundial, como é o caso do filme “O Rei e o Pássaro” de Paul Grimault, “As Aventuras Secretas de Tom Thumb” de Dave Borthwick, “Krysar – O Flautista de Hamelin” de Jiri Barta, “O Bom Soldado Schweik” de Jirí Trnka ou “O Romance da Raposa” de Ladislas Starevich e Irene Starevich.
Filmes para Pais e Filhos na Cinemateca Júnior e Cinema City Alvalade
A pensar nas famílias, a MONSTRA volta a programar duas sessões de curtas-metragens, no Cinema City Alvalade, dias 3 e 4 de outubro e na Cinemateca Júnior vai exibir os filmes “Fantasia”, no dia 3 de outubro, e “A Minha Vida de Courgette“, de Claude Barras, no dia 10 de outubro.
Monstra e o Mundo
Nos auditórios do Liceu Camões e da Universidade Lusófona, vai ser apresentado um program intitulado “Monstra e o Mundo”, onde serão exibidas curtas-metragens de 12 países que já foram convidados da Monstra, como a França, a República Checa, a Finlândia, a Estónia, a Hungria, a Itália, o Reino Unido ou a Alemanha.
O Festival Monstra 2020 realiza-se no Cinema São Jorge, Cinema City Alvalade, Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, Cinemateca Júnior, Auditório da Universidade Lusófona e Auditório Camões do Liceu Camões.