MONSTRA EM CASA: 25 a 31 de maio

Neste ano de 2020, o Festival Monstra faz 20 anos… Tinham um programa presencial maravilhoso, que tiveram de alterar, graças a esta pandemia. Felizmente, a organização conseguiu adaptar-se a esta nova realidade e trazer-nos o Monstra a casa!

o Festival de Animação de Lisboa chega a nossas casas entre 25 a 31 de maio, MONSTRA EM CASA, uma edição online do Festival, com exibição de curtas-metragens em competição através da plataforma Kinow. Nesta edição online vão ser exibidas 12 sessões, num total de 169 filmes das competições de Curtas, Curtíssimas (filmes até 2 minutos), Estudantes e a competição Portuguesa.

Podem comprar passes para aceder à MONSTRA EM CASA, no site oficial do festival. O voucher custa 5€ e dá acesso a 12 sessões competitivas do Festival (competição portuguesa, curtas-metragens, curtas de estudantes e curtíssimas), bem como às 6 masterclasses, por grandes nomes da animação mundial, sempre às 18h.

Também nos dias 30 e 31 de maio, entre as 8h e as 13h, os mais novos poderão ver filmes, só para eles, da MONSTRA na RTP2. Serão 10 horas de animação com filmes MONSTRINHA Pais e Filhos que iriam ser exibidos nesta edição do festival e outros de edições anteriores.

A Competição Portuguesa SPA Vasco Granja

Esta competição é composta por 13 curtas-metragens, que são uma seleção dos melhores filmes profissionais e de estudantes de autores portugueses realizados no último ano e meio, nomeadamente: TIO TOMÁS – A CONTABILIDADE DOS DIAS da realizadora Regina Pessoa (filme que teve a sua estreia mundial no Monstra 2019, fez parte da shortlist das curtas de animação para os Óscares e ganhou recentemente um Annie Award na categoria “Best Short Subject”, prémio que se veio juntar a outros tantos recebidos por todo o mundo); O RAPAZ ROXO de Alexandre Siqueira (nomeado para um Annie Award, premiado em festivais de todo mundo, como o Grande Prémio do ANIMA Bruxelas); A MÃE DE SANGUE de Vier Nev; O PECULIAR CRIME DO ESTRANHO SR. JACINTO de Bruno Caetano; ASSIM MAS SEM SER ASSIM de Pedro Brito; MARÉ de Joana Rosa Bragança; NESTOR de João Gonzalez (filme feito no Royal College of Art do Reino Unido que conta já com muitas seleções e prémios em festivais nacionais e internacionais, incluindo o Cinanima e o Prémio Sophia Estudante); TO YOU ON THE EVE OF ISOLATION de Óscar Ferreira; ODE À INFÂNCIA da dupla João Monteiro e Luís Vital; ØDELAGT de Eduarda DuarteCATARSE de Margarida Roxo Neves e Tiago GomesHALF LOVE  de Inês A. Rodrigues; e CRUELTY FREE, realizado por Tiago Xavier e Cristiane Reis.   

monstra

A Competição de Curtas

Na competição de curtas-metragens, destaque para SONHOS ILUSTRADOS de Koji Yamamura (Japão) um dos grandes autores do cinema de animação mundial que já recebeu dezenas de prémios em festivais de todo o mundo e foi nomeado para os Óscares em 2003 com o filme “Mt. Head”; MEMORABLE de Bruno Collet (França), filme que já arrecadou cerca de 30 prémios e foi nomeado para os Óscares e César; MUEDRA de Cesar Diaz Melendez (Espanha), realizador que trabalhou em várias longas de Tim Burton, e cujo filme esteve nomeado para os prémios Goya; LAST SUPPER de Piotr Dumala (Polónia), autor com longo percurso na animação com vários filmes premiados em festivais de todo o mundo

A Competição de Estudantes

Nesta secção há a destacar o filme DAUGHTER, da realizadora Daria Kashcheeva, que estuda realização na FAMU (Republica Checa), filme que foi premiado em festivais de todo o mundo, tendo recebido o Cristal para Melhor Filme de Estudante em Annecy e o Prémio de Estudante nos Óscares da Academia; GRAVEDAD de Matisse Gonzalez e Toufik Abdedaim, estudantes na Filmakademie Baden-Württemberg GmbH Animationsinstitut (Alemanha), nomeado para os Annie Awards, ANIMALS de Tue Sanggaard da escola The Animation Workshop – (Dinamarca) e que recebeu o Prémio de Melhor filme de estudantes no Festival de Estugar; ou MEN IN A HURRY deThibault Llonch da escola La Poudriere (França), selecionado para o festival Clermond Ferrand.

Ainda há pouco tempo, tínhamos ido ver a Exposição do Tim Burton, dentro do Monstra! Espero que todos possam visitar muito em breve!

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: