Licencei-me e Agora?

Fui professora do Ensino Superior durante 12 anos e recordo-os com muito afecto. Para além das aulas, que são sem dúvida muito importantes para o futuro, era e é o percurso dos jovens que me motivava a trabalhar. Sou abençoada por ter tantos ex-alunos como amigos no facebook e continuo ainda hoje a vê-los crescer e a seguirem o seu rumo, com enorme satisfação.

Quando fui orientadora de estágios e de projetos de licenciatura, recordo-me que, não era só a orientação em si que era relevante, eu aprendia muitíssimo com cada um deles e é maravilhoso perceber que hoje estão literalmente espalhados pelo mundo a fazer o que mais gostam e que tão bem fazem. Na altura, não conhecia a Catarina Alves de Sousa (que seria uma jovem aluna também) do Joan of July e consequentemente não conhecia o livro que será hoje lançado. Há um tempo certo para tudo! Mas julgo que teria sido muito bom poder partilhar isto com os meus meninos e meninas dos vários cursos, para o momento final em que se abrem as estradas para uma vida nova!

Nem sempre é fácil e há muitas pedras, muros e pneus furados no caminho. É sempre melhor partilhar conhecimentos e experiências para que o caminho seja mais leve e mais simples. Hoje, a Catarina vai iniciar um caminho novo na sua vida e quero muito estar lá! Mas mais do que estar lá hoje, gostaria que este livro pudesse tocar a vida de tantos jovens que saiem da universidade, dos politécnicos e que se sentem perdidos ou preocupados, e que consigam fazer desta obra a sua bíblia. É que este livro, não é só um livro. Não foi escrito apenas para se ler e pôr de lado, não é apenas inspirador, é serviço público.

Se quiserem aparecer hoje, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, a partir das 18h30, de certeza que vão aprender algo de novo, nem que seja perceberem que a Catarina Alves de Sousa é uma inspiração para todas as idades! Se não puderem, podem conhecer mais sobre o livro no site da Editora Aletheia. Mas, o serviço público não se fica por aqui… Podem saber mais e melhor no site do Licenciei-me e Agora! Quem sabe se, mesmo com emprego, também não encontram um caminho novo?

licencieime

05 comments on “Licencei-me e Agora?

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: