Livros e Jogos na Educação para o Desenvolvimento Sustentável

jogos

Hoje, trazemos a Susana Machado e os seus livros e jogos inspiradores para que as crianças possam desenvolver outras competências, tão necessárias nos dias de hoje! Passem pelo site e sigam-na no facebook! Aproveitem para espreitar os packs especiais para o Dia da Criança!

3 motivos pelos quais devemos usar e abusar dos livros e jogos na Educação para o Desenvolvimento Sustentável

Nesta altura de confinamento social, em que nos encontramos mais limitados nas nossas saídas e contacto com o mundo exterior, os livros e jogos que temos em casa poderão tornar-se nos nossos maiores aliados para promover a educação para o desenvolvimento sustentável (EDS).

A EDS é aquela que segue os princípios do desenvolvimento sustentável e procura articular de forma articulada os seus 3 pilares fundamentais: ambiental, social e económico, independentemente da temática que lhe esteja subjacente. É uma educação que deve partir da observação dos problemas locais, para encontrar soluções para as questões globais e, por
isso, deve privilegiar o contacto com o meio e as comunidades envolventes e articular aprendizagens formais e não formais.

Contudo, neste contexto de pandemia que estamos a viver, vimo-nos forçados a mudar as nossas rotinas, a passar mais tempo em casa e a adaptar as aprendizagem dos nossos filhos. A escola, embora continue a ter o seu papel à distância, não consegue dar o mesmo tipo de resposta do que até então e, como tal, é inevitável que os pais se vejam confrontados com
novas responsabilidades, que podem ser algo assustadoras.

Eu acredito que as melhores aprendizagens são aquelas que são feitas de forma informal, descontraída e lúdica e penso que isso se torna ainda mais importante neste contexto. E, por isso, se já defendia a importância dos livros e jogos para a aprendizagem de questões relacionadas com sustentabilidade, neste momento isso tornou-se ainda mais significativo.
Neste contexto de confinamento, os livros e jogos que temos em casa, que compramos ou até mesmo que inventamos, podem tornar-se os nossos maiores aliados e por isso devemos usar e abusar deles, procurando explorar todo o seu potencial.

Por vezes caímos na tentação de ler um livro ou jogar um jogo e pronto. damos por cumprida a sua função e arrumamo-los na prateleira por tempo indefinido, quando tantas vezes há todo um potencial naqueles materiais que fica por explorar.

E então, porque devemos olhar para além do evidente e procurar esse potencial? Por várias razões, mas aqui ficam as 3 que considero mais relevantes:
1 – Ao explorar todo o potencial de livros e jogos estamos a ter uma atitude e comportamento sustentáveis, na medida em que, quanto mais usos lhe dermos, menos necessidade sentiremos em adquirir novos materiais e, com isso estamos a incentivar um uso mais eficiente dos recursos e a cultivar a responsabilidade financeira;

2- Ao incentivarmos as crianças a olharem para estes materiais para além dos seus usos mais evidentes, estamos desenvolver nelas o hábito de a procurar relações entre as coisas, tratar as temáticas de forma inter e multidisciplinar e isto pode ser extremamente benéfico.

3- Se envolvermos a criança nesta exploração estaremos a promover um clima de participação, de criatividade e a desenvolver o espírito de experimentação, resolução de problemas e busca por soluções alternativas, que são competências que importam desenvolver num contexto de
educação para o desenvolvimento sustentável.

É com base nestes princípios que penso os meus livros e jogos. Recursos que não se esgotam numa utilização, mas antes podem ser utilizados em diferentes situações, contextos e que podem ser utilizados em conjunto.

O jogo INtriboo – Entra na Tribo da Mudança, por exemplo, trata-se de um baralho multi-jogos que pode ser utilizado para jogos de cartas convencionais, jogos que incentivam a reflexão sobre sustentabilidade, ao mesmo tempo que promovem a criação oral e escrita.

Este é um jogo que apresenta desafios que nos permitem partir do conhecimento do indivíduo e da sua comunidade mais próxima, para ajudar a resolver questões de nível global, porque acredito que a sustentabilidade deve ser trabalhada de dentro para fora.

Este é, por isso, um exemplo de um jogo que pode ter várias utilizações e ser utilizado em vários contextos, permitindo estimular a criatividade e inventar novos jogos e desafios, consoante a vontade dos seus jogadores.
Eu acredito que se olharmos atentamente para os jogos que temos em casa poderemos perceber neles novas utilizações que nos permitam reinventá-los a cada utilização.

E quem diz jogos, diz livros.
O potencial de um livro raramente se esgota na história que conta. É possível e aconselhável ir além e buscar mensagens secundárias e paralelas à trama principal.

Se o livro fala de uma bolota que sonhava ir até à lua, porque não investigar de onde vêm as bolotas, quais as espécies que alimenta, quais os seus usos, falar na floresta… E porque não aproveitar para falar de sonhos, na importância de acreditar, no pensamento positivo? E quanto à lua…bom, isso dá todo um universo de tópicos para estudar.

Para além da história em si, podemos sempre incentivar as crianças a contar/escrever as suas próprias histórias com base no que leram, criar finais alternativos ou paralelos, o que nos fornecerá todo um novo leque de assuntos para trabalhar futuramente.

Geralmente as crianças são mestres em colocar a imaginação e a criatividade a funcionar. Qualquer contacto com o meio envolvente, com um objeto é capaz de originar uma brincadeira, que na maioria das vezes resulta também numa aprendizagem. Cabe-nos a nós (pais, educadores…) tornarmo-nos facilitadores dessas aprendizagens, ajudando a orientar a sua criatividade e espírito de descoberta inatos para a educação do desenvolvimento sustentável.

E em cada experiência, em cada livro, em cada jogo há uma oportunidade educativa, só é preciso estar com atenção, para não as deixar escapar.

Nota: A autora deste artigo está a promover uma campanha do dia da criança, oferecendo 30% de desconto na aquisição do pack livro Carlota, a Bolota que sonhava ir até à Lua e Jogo INtriboo – Entra na Tribo da Mudança, dois recursos que promovem a educação para a sustentabilidade. Os seguidores deste blog poderão usufruir da mesma até dia 1 de Junho. Mais informações e encomendas em Pack da criança.

Susana Machado
Autora de livros e jogos infantis, mentora de autores a criadora da Fórmula S – Educação para a Mudança, valores e sustentabilidade. O seu propósito é inspirar e empoderar para a construção de um mundo melhor.

Para mais textos sobre sustentabilidade, visitem a página!

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: