Livros para a quarentena

Livros quarentena

Este é um mês atípico e não vou trazer apenas novidades. Vou também apresentar livros que valem a pena ser lidos, agora que temos mais tempo, na quarentena.

O Traidor, de Alex Demille e Nelson DeMille

Bertrand.pt - O Traidor

Um thriller tenso e cheio de suspense de Nelson DeMille, autor bestseller n.º 1 do New York Times – aqui a escrever com o filho, o argumentista Alex DeMille. Neste livro, dois investigadores procuram na Venezuela um desertor do Exército que talvez saiba demasiado sobre uma operação secreta do Pentágono…

Quando o capitão da Força Delta, Kyle Mercer, desapareceu no Afeganistão, um vídeo divulgado pelos seus captores talibãs fez as manchetes internacionais. Mas as circunstâncias eram dúbias: Mercer desertou antes de ser capturado? Depois, um segundo vídeo enviado aos comandantes de Mercer no Exército não deixa dúvidas: o assassino treinado e detentor de informações secretas do Exército desapareceu voluntariamente.

Quando Mercer é visto dois anos depois em Caracas, na Venezuela, os chefes militares encarregam Scott Brodie e Maggie Taylor, da Divisão de Investigação Criminal, de trazer Mercer de volta aos Estados Unidos, vivo ou morto. Brodie sabe que tem em mãos uma missão árdua, dificultada pela inexperiência da sua nova parceira e pela sua suspeita de que Maggie Taylor esteja a trabalhar para a CIA.

A História Secreta, de Donna Tartt

Um grupo de estudantes inteligentes, excêntricos e rebeldes de uma escola em Nova Inglaterra frequentada por alunos oriundos da nata da sociedade norte-americana, sob a influência de um carismático professor de Estudos Clássicos, descobre um novo modo de pensar e viver, totalmente diferente do resto dos colegas.
Só que, quando os limites da normalidade moral são ultrapassados, as suas vidas alteram-se totalmente e para eles torna-se tão fácil viver como matar…

Outlander N.º 7 – Vol. I – Um Eco do Passado, de Diana Gabaldon

Por terras americanas e escocesas, a aventura do escocês ex-jacobita e rebelde relutante, Jamie Fraser, e da sua mulher, Claire Randall Fraser, atravessa agora o auge da Revolução Americana, entre corsários e batalhas navais. Para além do inverno tenebroso pelo qual estão a passar e alguns acontecimentos sombrios, Jamie e o seu sobrinho Ian são expostos a uma situação desagradável relacionada com o ouro roubado no romance anterior, Um Sopro de Neve e Cinzas. Os dois acabam por se envolver num crime e Ian é jurado de morte. No meio desta convulsão, ele terá de acompanhar o tio e Claire na viagem da Carolina do Norte para as Terras Altas, onde Jamie pretende recuperar a máquina impressora que deixou para trás. Mas será que consegue?

A séculos de distância, Brianna e Roger acompanhados dos filhos, tentam readaptar-se à vida no século XX, para a qual acabam de regressar. Aqui, Brianna acompanha o dramático desenrolar da história dos pais, Claire e Jamie, pelas suas cartas que, poupadas pelo tempo, relatam que Jamie Fraser irá enfrentar inúmeros obstáculos ao partir da Carolina do Norte em viagem. Mas as revelações não se resumem apenas ao longínquo passado: o casal Brianna e Roger procura pistas não só do destino de Claire, mas também do seu próprio. O futuro nas Terras Altas da Escócia é misterioso, irrevogável e está intimamente entrelaçado com a vida e a morte na América colonial destroçada pela guerra.

Sapiens – História Breve da Humanidade, de Yuval Noah Harari

Recorrendo a ideias da paleontologia, antropologia e sociologia, Yuval Noah Harari analisa os principais saltos evolutivos da humanidade, desde as espécies humanas que coexistiam na Idade da Pedra até às revoluções tecnológicas e políticas do século XXI — que nos transformaram em deuses, capazes de criar e de destruir.

Esta é uma obra desafiadora, desconcertante e inteligente, uma perspetiva única e original sobre a nossa História e o impacto do ser humano no planeta.

O Quarto de Jack, de Emma Donoghue

Original, poderoso e soberbo, Jack é inesquecível: a coragem e o imenso amor numa história perturbante contada pela voz da inocência.
Para Jack, de cinco anos, o quarto é o mundo todo. É onde ele e a Mamã comem, dormem, brincam e aprendem. Embora Jack não saiba, o sítio onde ele se sente completamente seguro e protegido, aquele quarto é também a prisão onde a mãe tem sido mantida contra a sua vontade. Contada na divertida e comovente voz de Jack, esta é uma história de um amor imenso que sobrevive a circunstâncias aterradoras, e da ligação umbilical que une mãe e filho.

1984, de George Orwell 

1984 é um dos mais poderosos romances políticos de Orwell, um alerta notavelmente concebido contra os perigos de uma sociedade totalitária. Obra notável sobre as consequências extremas da restrição da liberdade, 1984 integra as grandes seleções de obras a não perder, tais como:

100 Livros que mudaram a História – BBC
100 Melhores Romances – The Guardian
100 Melhores Livros de Sempre – Time
100 Melhores Livros do Sec. XX – Le Monde
100 livros que todos deveriam ler – Goodreads

Décadas após a sua publicação, o inquietante legado de 1984 faz nos questionar até que ponto a nossa liberdade se encontra manietada.

Os Testamentos, de Margaret Atwood 

A obra-prima distópica de Margaret Atwood, A História de Uma Serva, tornou-se um clássico do nosso tempo cuja conclusão conhecemos nesta deslumbrante sequela.
Quinze anos depois de A História de Uma Serva, o regime teocrático da República de Gileade mantém-se no poder, mas há sinais de que está a começar a cair por dentro.
Neste momento crucial, os percursos de três mulheres radicalmente diferentes cruzam-se com resultados potencialmente explosivos. Duas cresceram em diferentes territórios, separadas por uma fronteira: uma, a filha privilegiada de um Comandante de alta patente, em Gileade, e a outra no Canadá, onde acompanha ativamente os horrores praticados pelo regime do país vizinho. Às vozes destas duas jovens, saídas da primeira geração que cresceu sob a nova ordem, junta-se a voz de uma terceira, uma mulher que é um dos carrascos do regime de Gileade, cujo poder se baseia nos segredos que foi reunindo sem escrúpulos e que usa de forma cruel.

São estes segredos, há muito enterrados, que irão aproximar estas três mulheres, forçando-as a aceitarem-se e a defenderem as suas convicções mais profundas.

Bertrand.pt - Os Testamentos
20% a 50% IMEDIATO em todos os livros - Large Billboard 25-26/03

Podem ler mais sugestões, aqui.

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: