Algo também muito bom são os mangás, embora que estes de vez em quando sejam mais difíceis de arranjar, porque eu gosto mais de ler algo que esteja em papel, e como este custa dinheiro (porque é um bem limitado, toma lá economia! Muahahahahahaha…) torna-se mais difícil adequar ambos. Logo, eu não posso ler muitos mangás meus, mas posso sempre pedir aos outros para me ajudarem a cumprir os meus malévolos de leitura.
Os mangás são pura e simplesmente a banda desenhada japonesa, com um tipo de arte especial que os países começam a tentar imitar, sem sucesso. Eles continuam a ter os seus desenhos distintos, e apesar de um mangá, em si, ser vendido por pouco dinheiro, se só houvesse um exemplar que obrigasse à venda pela arte, creio que chegaria a vários milhões.
Estes pedaços de arte, apesar de não parecer, são muito importantes, sendo que em vários países são quase tão amados como os quadrinhos nacionais. No último século tem-se criado uma tendência crescente para a arte japonesa, a todos os níveis da loucura. Como prova temos o mercado desta com tendência para crescer e também episódios como os que vivo.
Eu estava numa loja, e ao pé de mim um grupo de amigos. Eles a divertir-se, até ao momento que chega mais um dos amigos, que pergunta: “Onde estão os livros interessantes?”, ao que respondem, numa questão de milésimos de segundo, apontando para a prateleira dos mangás.
Como explicar esta loucura? Há algumas maneiras: comecemos pelos animes. Estes também têm tido uma tendência para serem cada vez mais importantes, e como os mangás contam a história, as pessoas querem ter algo para pegar e para agarrar, algo vivo; ou então, noutros casos, apenas se lêem para verificar as diferenças entre ambos. Algo que faz com que os mangás ganhem importância também é o facto de haver população que prefere a arte em desenho e a leitura aos animes.
Aconselho aqui alguns mangás: o de Dragon Ball é simplesmente fantástico, alguns como o de Soul Eater mostram muito mais que a ação que aparece no anime, e outro muito bom é Slam Dunk.
Deixo-vos então, e boas leituras!
Deixem aí nos comentários os vossos mangás favoritos ou os que gostariam de ler!