Quando começa um novo ano, aproveitamos para fazer a reflexão. Aquela reflexão que vai tornar o nosso ano muito melhor do que o anterior. Quem me conhece sabe que sem música não há trabalho possível. Para os melómanos como eu, a música salva vidas e, assim, muda o mundo. Este motor simples e eficaz, a música, aparece enclausurada numa simples melodia que pode mudar o panorama mundial ou simplesmente os nossos corações.
Estas músicas são inspiradoras, quer no espaço quer no tempo, e servem de banda sonora para dias melhores, mais felizes.
Imagine é um clássico excelente para inspirar qualquer um. Não é preciso viver numa utopia ou sonhar com unicórnios para sentir a força desta melodia tão simples. John Lennon compôs a melodia mais simples e inspiradora de sempre.
De outro quadrante, Beethoven com o seu Hino da Alegria, capaz de mover os corações mais frios e arrebatá-los com a sua energia. Para mim, que cresci no meio da energia da União Europeia, a ouvir este hino, sinto em cada centímetro quadrado de pele, as minhas células a soltarem-se e a quererem fundir-se com aquele coro maravilhoso. Vejam esta Flash Mob peculiar no vídeo que se segue.
Por falar em hinos, este hino anti-guerra mudou o mundo na altura embora pareça que foi esquecido. Está na altura de desenterrar Edwin Starr para relembrar que a guerra, onde quer que seja, quando seja, é execrável e deve acabar. O poder da música pode acabar com guerras desde que saibamos escutá-la. Já conhecem?
Outra música que não pode ficar olvidada, sob pena de a história ficar esquecida, é esta. Grândola,Vila Morena não pode ser deixar de ser ouvida para não obliterarmos o passado e assim evitar que o mesmo se repita.
Músicas que mudam o mundo, que mudam a ideia que temos do que se passa no mundo. Band Aid alargou o nosso conhecimento sobre o que se passava em África e deu-nos a esperança que precisávamos para podermos ajudar a mudar. Não sei se algo mudou mas a minha geração ficou para sempre marcada pela ideia de nos unirmos por uma causa e mudarmos algo que é injusto.
Na minha lista de músicas inspiradoras, estão mais, pelo menos, 158. Estas são algumas das que mudaram o mundo e podem continuar a mudar o que nos rodeia.
Que forma curiosa de abordar o tema do ACMA! Adorei!
E que escolhas musicais maravilhosas, confesso que não conhecia a do Edwin Starr.
Muito obrigada Daniela <3 Confesso que conheci Starr há muito pouco tempo mas gosto mesmo da música dele!