Músicas que mudaram o Mundo – ACMA

Quando começa um novo ano, aproveitamos para fazer a reflexão. Aquela reflexão que vai tornar o nosso ano muito melhor do que o anterior. Quem me conhece sabe que sem música não há trabalho possível. Para os melómanos como eu, a música salva vidas e, assim, muda o mundo. Este motor simples e eficaz, a música, aparece enclausurada numa simples melodia que pode mudar o panorama mundial ou simplesmente os nossos corações.

Estas músicas são inspiradoras, quer no espaço quer no tempo, e servem de banda sonora para dias melhores, mais felizes.

Imagine é um clássico excelente para inspirar qualquer um. Não é preciso viver numa utopia ou sonhar com unicórnios para sentir a força desta melodia tão simples. John Lennon compôs a melodia mais simples e inspiradora de sempre.

De outro quadrante, Beethoven com o seu Hino da Alegria, capaz de mover os corações mais frios e arrebatá-los com a sua energia. Para mim, que cresci no meio da energia da União Europeia, a ouvir este hino, sinto em cada centímetro quadrado de pele, as minhas células a soltarem-se e a quererem fundir-se com aquele coro maravilhoso. Vejam esta Flash Mob peculiar no vídeo que se segue.

Por falar em hinos, este hino anti-guerra mudou o mundo na altura embora pareça que foi esquecido. Está na altura de desenterrar Edwin Starr para relembrar que a guerra, onde quer que seja, quando seja, é execrável e deve acabar. O poder da música pode acabar com guerras desde que saibamos escutá-la. Já conhecem?

Outra música que não pode ficar olvidada, sob pena de a história ficar esquecida, é esta. Grândola,Vila Morena não pode ser deixar de ser ouvida para não obliterarmos o passado e assim evitar que o mesmo se repita.

Músicas que mudam o mundo, que mudam a ideia que temos do que se passa no mundo. Band Aid alargou o nosso conhecimento sobre o que se passava em África e deu-nos a esperança que precisávamos para podermos ajudar a mudar. Não sei se algo mudou mas a minha geração ficou para sempre marcada pela ideia de nos unirmos por uma causa e mudarmos algo que é injusto.

Na minha lista de músicas inspiradoras, estão mais, pelo menos, 158. Estas são algumas das que mudaram o mundo e podem continuar a mudar o que nos rodeia.

Sobre o projeto A Cultura Mora Aqui
 
Criado pela Ju, do blog Cor Sem Fim, o projeto A Cultura Mora Aqui – ou ACMA, para abreviar – tenciona, tal como tenho vindo a referir nos meses anteriores, trazer a cultura de volta à internet com temas mensais ou bimestrais. Para participarem, só têm de enviar um e-mail com os vossos dados para acma.cultura@gmail.com – aproveito para repetir que não vamos falar sobre outfits, maquilhagem, moda, etc, e que qualquer um de vós pode participar, não sendo obrigatório fazê-lo todos os meses. Para não perderem nenhum post, já podem seguir página do ACMA no facebook e a Revista.”

00 comments on “Músicas que mudaram o Mundo – ACMA

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: