Na Senda da Sustentabilidade – Consumo Consciente de Papel

 Hoje, a nossa convidada é novamente a Beatriz, do blog Diamond – Sorrir é o meu lema de vida.  Hoje deixa-nos com dicas de sustentabilidade sobre papel, estudantes ou não. Não se esqueçam de conhecer o seu blog, a começar pelo facebook.

———————————————————————————————————————————
Olá!

Desde já queria começar por agradecer à Silvia, por me ter dado mais uma oportunidade de escrever mais uma publicação que achei super interessante e decidi arriscar apesar de ter tido muito poucas ideias, sou-vos sincera.

Mas apesar de saber que as ideias me faltavam, lá batalhei mentalmente e espero que gostem do que trago para vocês. Consumo consciente deve deixar-vos a questionar o que será ? Então eu digo-vos! Como muitos não sabem, eu sou estudante do Secundário e por acaso sou daquelas que estuda imenso e necessita de alguns 3 cadernos para poder ter resumos das disciplinas, resumos para apresentações, resumos para poder ter, caso faça exames nacionais e claro dividir também com o meu blog.

Se é rentável tanta folha ? De facto não porque se formos bem a ver, por cada caderno poderá ter morrido/ter-se cortado uma árvore ou até várias quem sabe. E precisamos das árvores para nos permitirem ter oxigénio, para dar alegria a um sítio, para ser o que ela é, uma árvore, e sim cada uma com o seu simbolismo. Contudo, a maioria de vocês poderá não ser apologista do gasto de tanta folha tendo em comparação que os incêndios foram grandes inimigos e é necessário poupar mais no uso das folhas?

Sim, claro que podemos. Exemplos: Quando imprimes um trabalho e saiem folhas em branco, ou folhas impressas de forma errada, o que pensas de imediato? Rasgar ou fazer dela uma bola de papel e deitar fora no lixo correto? Mas pensa que podes usar o outro lado da folha para escreveres o que precisares, será sempre um bom auxílio. Porque não experimentas? Estás a reutilizar uma folha que irias jogar fora e irás usar uma outra sem qualquer necessidade urgente. Eu faço imenso isso porque poderás ter de recorrer a pequenos apontamentos de algo que te vás lembrando, ou usa essas folhas como rascunhos para quando necessitas de apontar algo de importância e assim , ao olhares para essa folha não te esqueces.

E o mais importante ? Economiza o que tens, as folhas que tens, ou até mesmo cadernos de anos anteriores em que sobrem folhas em branco pois é fundamental sermos amigos do ambiente. Ele vai agradecer pela tua gentileza!

Há que sermos capazes de nos mentalizar do que implica gastar tanta resma de papel todos os dias, com o uso gigantesco de papel que lhe damos no nosso quotidiano, sejamos ou não estudantes. Assim vos deixo, com as minhas dicas de consumo consciente de papel e se não pensas, acho que devias, é fundamental pensar no amanhã, no nosso futuro enquanto geração que, um dia, poderá haver mudança, e claro demonstrar aos mais novos que se encontram a iniciar o 2º/3ºciclo a aprenderem o correto.

Um obrigada, mais uma vez, à Silvia. Beijinhos

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: