Na Senda da Sustentabilidade – Recuperar Molas

Recuperação de Molas

No grupo Lixo Zero, há umas partilhas giras de ideias sustentáveis e de pessoas criativas que tentam procurar soluções “fora da caixa” que protegem o planeta. Numa dessas partilhas, conheci a Andreia Ferreira, que teve uma ideia excelente.

O plástico é um problema grave com que nos deparamos e aqui temos um pequeno passo que pode salvar bastante plástico. Só necessitamos de tempo e paciência… Para agradecer à Andreia, sigam a sua página e no facebook, por favor.

—————————————————————————————————————–

A preocupação com o ambiente e a procura da diminuição da minha pegada ecológica é uma constante há mais de 20 anos, ainda há muito para melhorar e muitas vezes é nas pequenas que podemos criar impacto.

Foi a propósito de uma partilha minha nas redes sociais, de um dos meus hábitos em recuperar materiais, que a Sílvia me convidou para partilhar convosco também.

Aceitei o convite com imenso gosto, pois é sempre bom mostrar como podemos recuperar, reutilizar e reduzir começando com pequenos passos. Aliás, por isso é que profissionalmente dedico o meu trabalho a criar peças que são vividas e não apenas compradas ou usadas. Não se trata de preservar o ambiente sofrendo limites desnecessários. Trata-se de tornar o consumo mais intencional e consciente e que seja uma expressão de nós.

O exemplo que hoje vos trago: Recuperar molas da roupa estragadas

Há cerca de 15 anos que utilizo mola de roupa em aço inoxidável, e desde então nunca mais comprei molas. No entanto continuo a utilizar molas que já tinha de madeira e de plástico, estas últimas a maioria tem sido um acumular de molas dos vizinhos que se vão estragando e ficam inutilizadas.
As molas que caem na zona das garagens e ficam partidas, guardo, à espera de no futuro encontrar uma parte compatível de outra mola que se tenha estragado também.

Após encontrar pares compatíveis, é só fazer a montagem das duas partes e “voilá” molas “novas” recuperadas prontas a utilizar.

Segue o passo a passo em fotografias.


———————————————————————————————————-

Como participar Na Senda da Sustentabilidade

Se quiserem fazer a diferença e participar na rubrica Na Senda da Sustentabilidade , enviem um email para info @ odiadaliberdade . blog (sem espaços). São sempre bem-vindos! Espreitem outros textos da Rubrica.

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: