Núcleo Monográfico da Necrópole de Carenque

Carenque grutas artificiais

Já ouviram falar da Necrópole de Carenque?
Na Amadora, há túmulos dignos dos Flinstones e que muitos desconhecem.

Com entrada gratuita e aberto ao fim-de-semana, este sítio arqueológico é formado por três sepulcros coletivos na terra calcária em Mina, na Amadora.

Estas grutas artificiais serviam de local de sepulcro. Pouco restou desses tempos, mas o que foi encontrado pode ser visitado no Museu Nacional de Arqueologia.

lala

lala

Não sei se vos acontece isso, porém, os meus filhos gostam de visitar alguns lugares onde consigam imaginar o que eles chamam de pré-históricos.

Estas grutas do final do Neolítico, de aspecto labiríntico e cavernoso, são um excelente lugar para aventuras dos mais pequenos, sempre com as devidas precauções.

Não é um lugar muito grande e numa hora visitam o espaço. É perfeito para desentorpecer as pernas numa tarde de outono sem chuva. O horário é limitado e convém preparar bem a vossa ida, para evitar desgostos.

Durante o verão, podem visitar a Necrópole de Carenque aos sábados das 14h00 às 18h00 e domingos das 09h00 às 14h00. No inverno, aos sábados das 13h00 às 17h00 e domingos das 10h00 às 15h00.

Se quiserem saber mais ou marcar uma visita de grupo, devem contactar o Museu Municipal de Arqueologia/Núcleo Museográfico do Casal da Falagueira, junto ao Parque Aventura, na Falagueira-Venda Nova na Amadora ou telefonar para o 214 369 090. Se preferirem, podem usar o email: museu.arqueologia@cm-amadora.pt 

Se quiserem mais informações, podem visitar a página da Câmara Municipal da Amadora. Outro passeio bonito, mas a outro tipo de pedras, é a visita às Lápias, perto de Montelavar.

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: