O Maravilhoso Segundo Trimestre

segundo trimestre

O segundo trimestre é maravilhoso. Das 13 ou 14 semanas até às 27, 28 semanas, as grávidas costumam passar três meses admiráveis. Se quiserem saber mais sobre o desenvolvimento dos bebés neste segundo trimestre, podem ler o artigo da Pumpkin.

O Maravilhoso Segundo Trimestre

Nesta altura, já podemos falar livremente da nossa barriguinha que começa a crescer. A energia começa a voltar e alguns sintomas, como os enjoos, têm tendência a diminuir.

Este é o período das grávidas giras (os outros também, mas aqui temos uma vitalidade diferente). A barriga está bonita, podemos dançar, sentimos que carregamos o rei ou a rainha na barriga.

É também, neste semestre, que descobrimos se vamos ter um menino ou uma menina. Apesar de, hoje em dia, a maioria das pessoas dizem que o que interessa é que venha saudável, é natural ter uma certa curiosidade. Assim, a maior parte quer descobrir se vão ter um príncipe ou uma princesa.

É tão bom poder comprar as primeiras peças do enxoval, de acordo com os nossos gostos, e os rosas ou azuis dominantes, mas não só. Aquelas pecinhas minúsculas que lhes vão servir cerca de 3 dias e que custam mais do que a última t-shirt que comprámos para nós.

Ainda conseguimos fazer exercício físico e agora sem a sombra do aborto espontâneo. Dá para subir e descer escadas, sem falta de ar e, claro, fazer yoga ou pilates, de acordo com a nossa nova condição.

O bebé já está a ficar maiorzinho e desenvolve-se muito neste trimestre. A audição, visão e até o cheiro vai começar a despertar ainda no útero, durante este trimestre. É um sonho ver o desenvolvimento de uma ecografia para a outra.

Tal como o bebé vai crescendo, também a nossa barriga vai crescendo. Não se esqueçam de arranjar um bom óleo ou um bom creme anti-estrias, para ajudar a pele a esticar e evitar, dentro do possível, o surgimento de estrias.

Aproveitem bem o segundo trimestre para namorar, fugir com os namoridos para um sítio romântico e serem felizes. Apesar de um bebé ser o melhor do mundo, é natural que as relações e dinâmicas num casal se alterem. Esta é uma excelente altura para poderem aproveitar estes momentos a dois!

Momentos importantes no segundo trimestre

Para além de descobrir o sexo do bebé, é a altura para fazer a ecografia morfológica. Este é, provavelmente, o mais importante exame que faremos durante toda a gravidez. Esta ecografia, bastante detalhada, analisa a sua anatomia e se tudo está a correr bem com a placenta, o bebé e o seu desenvolvimento.

Para além dos exames ao sangue e à urina, temos também o famoso exame da glucose. Há 18 anos atrás, era bem mais detestável. Devo dizer que agora, este último sabia a uma limonada docinha e não custou nada a beber. Custa é esperar e retirar sangue várias vezes no espaço de 2 horas. Levem um bom livro ou o telemóvel com a carga toda!

Como correu o vosso segundo trimestre?

Se quiserem, podem ler tudo aqui sobre o primeiro trimestre.

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: