Pais & Namorados de Jesper Juul – opinião

Não conhecia Jesper Juul apesar do seu enorme número de livros e DVDs publicados. Comecei assim a ler este livro, com uma certa expectativa que não correspondeu ao que imaginava. Foi melhor ainda. Para terem uma ideia, o tipo de livro que eu imaginava, baseado no título e na capa, seria algo que imaginava que não fosse de grande interesse para o meu marido.

Depois de uma leitura atenta, já está recomendado a ele e a todos os professores, quer sejam da área de educação especial ou não. Pais, professores, terapeutas, pessoas ligadas a crianças e jovens em perigo, pedagogos ou curiosos só terão a ganhar com a leitura deste livro.

Jesper Juul apresenta, ao longo de 185 páginas, vários casos de terapia familiar em que analisa exemplos concretos de casais com filhos à beira da ruptura ou em ruptura efectiva. Após conversar com cada casal e tentar compreender melhor o que se passou com eles, faz um pequeno resumo sugestivo de opções a tomar, sem prescrição obrigatória.

Não só as sugestões são importantes como a análise do comportamento das crianças ganha relevância face a um mundo em constante mudança como o nosso. Um dos capítulos mais relevantes foi o da ligação intuitiva em que um dos progenitores pode ter uma ligação especial com um dos filhos e como gerir isso em família, separados ou não. Fez-me colocar muitas questões que terei de responder durante algum tempo… Não se tratam de filhos preferidos mas de respeitar as ligações… Por exemplo, as relações entre o pai e um dos filhotes em particular.

Outra questão curiosa é um livro chamado Pais & Namorados ter como último capítulo se intitular Quando a separação é o melhor caminho?. Podemos pensar que não augura nada de bom mas a verdade é que a separação é, muitas vezes, o melhor caminho. É necessário fazer o luto, entre todos, sem demónios, de modo a que todos saiam fortalecidos e mais felizes. É importantíssima esta parte abordada por Juul. Tão frequentemente vemos as crianças serem usadas como armas de arremesso entre adultos que é sempre bom ler e reiterar que as crianças devem ser protegidas, acima de tudo, das guerras entre os pais.

Fica aqui a sugestão para uma excelente leitura de verão. Ler, tirar notas, mentais ou por escrito pois há sempre algo que nos toca mais profundamente. Não há pais nem casais perfeitos e vamos sempre aprendendo até morrer! E isso é um bom sinal!

Podem comprar na Wook, que está com 20% de desconto e portes grátis.

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: