Papel de parede 100% compostável e natural

Papel de parede

Cá em casa andamos em renovações. As mudanças foram em dezembro e nem deu para organizar nada. Arranjar uma casa é complicado e tentar encontrar material amigo do ambiente também. Há novidades no mundo do papel de parede e quero partilhar convosco!

veruso

Parece-me uma boa ideia. O que acham? Podem espreitar aqui. Digam o que pensam deste produto!


Um papel de parede 100% compostável

Veruso Lino é o primeiro modelo de papel de parede totalmente biodegradável, feito inteiramente a partir de matérias-primas de origem vegetal que requerem apenas uma quantidade muito reduzida de
água no seu cultivo. Um método de produção inovador de feltragem com agulhas combinado com um processo por hidroentrelaçamento que permite a consolidação sem recorrer a agentes ligantes convencionais. Isso resulta num papel extremamente robusto, de alta qualidade e agradável ao toque. Como não são utilizados corantes artificiais, apresenta um tom natural, neutro e quente. As fibras de origem vegetal parcialmente visíveis criam uma estrutura delicada.

O que distingue este produto dos outros modelos de papel de parede?

Até agora, o papel de parede podia ser à base de papel ou TNT. As propriedades adesivas dos modelos TNT devem-se em parte às fibras sintéticas usadas. Isso impossibilita a reciclagem e este papel acaba geralmente em aterros ou em centrais de incineração de resíduos. Todos os materiais reutilizáveis contidos nesses tipos de papel de parede são irremediavelmente desperdiçados. Além disso, o processo de incineração produz dióxido de carbono (CO2).

Corantes industriais são utilizados no processo de produção destes papéis e, geralmente, encontram-se vestígios de cola presentes após a remoção do mesmo, o que também impossibilita a sua reciclagem.

papel de parede veruso

Um produto com um ciclo de vida interminável

O modelo Veruso Lino pode ser descartado tranquilamente na sua pilha de compostagem. Após alguns meses, o papel de parede estará totalmente decomposto e deteriorado, recomeçando o ciclo biológico, onde todas as matérias-primas contidas num produto podem ser reutilizadas repetidamente.

Componentes amigos do ambiente:

Os principais componentes do Veruso Lino são o linho (65%) e a viscose proveniente de madeira sustentável (35%):

Linho: As fibras de linho fazem parte das fibras têxteis mais antigas conhecidas pelo homem. O cultivo do linho é muito eficiente pois permite reduzir o desperdício de água e não gera resíduo, pois todos os subprodutos podem ser aproveitados. O linho usado no papel de parede Veruso Lino é cultivado na Normandia, no norte da França. Nessa região, a tradição de cultivo de linho é já antiga sendo conhecida por seus grandes campos de flores de linho azuis brilhantes. As fibras de linho são especialmente propícias para a sua produção, uma vez que são bactericidas (isto é, destroem as bactérias), quase totalmente antiestáticas e repelentes de sujeira.

Viscose: Um papel de parede feito inteiramente de linho não conseguiria aderir à parede. É necessária uma matéria-prima adicional que, combinada com o linho, forneça as propriedades necessárias. Nós optámos pela viscose para conseguir esse resultado.

O que parece ser um produto da indústria química resulta na verdade de fibras têxteis de origem natural provenientes da madeira por meio de um processo industrial. As nossas fibras são produzidas pela empresa Lenzing situada na Áustria. Graças à
um processo bem delineado, a produção é principalmente amiga do ambiente. A madeira provém de silvicultura sustentável sendo certificada pelo FSC.

Qualidades do Veruso Lino

• Absorção sonora: As ondas sonoras criadas no interior de um espaço revestido com papel de parede são parcialmente absorvidas devido à sua consistência especial. Esta propriedade permite reduzir o ruído, o que contribui para a felicidade dos moradores e dos vizinhos.

• Isolamento térmico: O papel de parede Veruso Lino tem cerca de 0,5 mm de espessura e é relativamente leve. O ar fica retido no meio das fibras de linho e da viscose, criando um efeito de isolamento térmico. A energia térmica presente num espaço aquecido é absorvida pelo papel de parede em vez de ser totalmente liberada na própria parede.

• Regulação de humidade: Tal como a madeira e como muitos outros materiais feitos a partir de fibras de origem vegetal, o nosso papel de parede Veruso Lino absorve a humidade do ambiente (vapor). Ao libertar a humidade quando o ar ambiente se torna mais seco, ele contribui ativamente para uma agradável temperatura ambiente.

• Durabilidade: O papel de parede Veruso Lino é produzido tendo por base a poupança de recursos e uma vida útil longa. Além disso, o design é intemporal, tornando desnecessárias as frequentes mudanças de decoração. No entanto, chegará o momento de remover o papel de parede. Dependendo do estado da superfície, ele poderá ser removido a seco ou com uma esponja húmida.

• Baixa inflamabilidade: Em matéria de segurança contra incêndio e de acordo com a norma europeia EN 15102 + A1: 2011, o papel de parede Veruso Lino está em conformidade com a classe de reação ao fogo B-s1, d0. Isso significa que o pode ser usado em espaços públicos, escritórios e hotéis. Disponibilizamos o respetivo certificado mediante solicitação. O efeito retardante de fogo é exclusivamente conseguido através das propriedades oferecidas pelos materiais naturais, visto que os aditivos químicos habitualmente usados não estão presentes.

• Fácil de aplicar: o modelo Veruso Lino pode ser aplicado sem grande esforço e não requer uma experiência prévia. Aplique a cola para papel de parede diretamente na parede e, em seguida, coloque a tira seca na área da parede com cola. Para viabilizar a compostagem, todos os materiais devem estar isentos de aditivos químicos. Por essa razão, a cola usada durante a aplicação também deve atender a requisitos ecológicos específicos. Temos à disposição uma cola orgânica especial feita a partir de celulose pura.

• Sem risco para a saúde: O nosso papel de parede é produzido a partir de linho e de viscose ecológicos. Não há ingredientes adicionais. Como não é possível avaliar a segurança dos materiais por simples observação, o papel de parede Veruso Lino foi submetido a vários testes em laboratório. Na sequência do resultado dos testes de emissão de poluentes, o papel de
parede possui a certificação “STANDARD 100 by OEKO-TEX”.

O que se segue?

Estamos a planear desenvolver gradualmente outros modelos ecológicos sob a marca Veruso; todos eles atenderão aos nossos requisitos de sustentabilidade. Por esse motivo, estamos em colaboração com centros de investigação e universidades. Em parceria com indústrias
manufatureiras especializadas presentes na nossa região, criamos produtos exclusivos “Fabricados na Alemanha”, que atendem aos requisitos mais rigorosos em termos de qualidade e robustez ecológica.


Como participar Na Senda da Sustentabilidade

Se quiserem participar na rubrica Na Senda da Sustentabilidade , enviem um email para info @ odiadaliberdade . blog (sem espaços). São sempre bem-vindos! Espreitem outros textos da Rubrica. Sigam-nos no facebook e no instagram!

Se gostou, partilhe!

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: