Portugal a arder – e agora? 5 maneiras de ajudar

Todos os anos temos, vemos a floresta a arder, a desaparecer engolida pelas chamas provocadas por acidentes atmosféricos, pessoas mal intencionadas ou por simples descuido e falta de zelo. Desta vez, a perda foi maior… O número de pessoas que não sobreviveu a esta catástrofe tem que nos obrigar a olhar de forma diferente para o que nos rodeia. Não podemos deixar que estas mortes sejam em vão!

Para além de tudo o que temos falado nos últimos dias, ficam aqui 5 ideias que podemos tentar realizar para um Portugal diferente.

  1. Apostar na floresta autóctone

Temos cada vez mais de deixar de apostar em árvores de crescimento rápido. O cidadão comum pode não fazer muito mas podem ajudar empresas em campanhas de reflorestação com árvores autóctones tal como carvalhos, medronheiros, castanheiros,  loureiros ou azinheiras.

      2. Abandonar velhos métodos e tradições

Adeus foguetes no verão, daqueles que fazem muito barulho e todas as terrinhas acham que têm de usar… Já podem fazer barulho mais interessante com colunas boas e espetáculos com luzes! Não façam queimadas! Não façam sardinhadas fora de perímetros seguros! Eu adoro acampar mas não façam fogueiras por aí. Basta um pequeno descuido e uma faísca para lançar o pânico.

       3. Contactem os vossos Deputados, representantes eleitos por todos nós
Peçam-lhe que os vigilantes florestais sejam reinstaurados. Que as estradas corta-fogo sejam feitas! Que as florestas sejam limpas em tempo útil!
4. Poupar papel

Pode parecer um conselho descabido mas as fábricas de celulose precisam de árvores de crescimento rápido para haver papel. Se queremos uma floresta autóctone sem irmos explorar outros países, temos que mudar de hábitos. Escolhas básicas como ler os folhetos dos supermercados no computador, reduzir o uso de papel no escritório, usar guardanapos de panos em vez de de papel… Podem ver mais ideias no site do Ecodesenvolvimento e do Greensavers.

         5. Fazer Voluntariado

Não me batam… Eu sei que os voluntários não resolvem tudo mas esse também não é o objetivo mas se cada português fizesse um dia de voluntariado a plantar árvores e/ou limpar a floresta (ou mesmo as praias) teríamos uma país muito mais bonito! Podem ver oportunidades de voluntariado no site Portal do Ambiente e do Cidadão, do WWF,  da Quercus, a Liga para a Proteção da Natureza ou a Bolsa de Voluntariado.

Agora vamos ter de esperar que os incêndios acabem, que se chorem os mortos e que possamos seguir em frente mas nunca esquecendo o que passou e não deixando esta tragédia ter acontecido em vão.

fire-heart-961194_960_720

00 comments on “Portugal a arder – e agora? 5 maneiras de ajudar

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: