Quando (não) é cedo demais para … Uma Aventura em Família?

Com os pais e os filhos a contar os dias para o início de mais um ano letivo, uns atarefados a adquirir o material necessário e os outros a colocar o mesmo nos locais onde (supostamente) se deveria encontrar/perder ao longo de todo o ano letivo, preparamo-nos para regressar às rotinas de uma vida “normal” e à questão do educador do que já deveria saber fazer/ainda não tem idade para fazer. É “cedo demais/ não é cedo demais ”, “ainda é cedo/ não é tarde demais.”
Hoje é o amanhã de ontem. Não é cedo demais para começar a pensar ou dizer muitos aspetos da nossa vida. Nunca é cedo demais para aprender a economizar. Nunca é tarde demais, ou cedo demais, para sonhar o que queremos ser (quando formos adultos). Nunca é cedo demais para aprendermos os nossos valores como cidadãos (cidadania, atitude, sadia convivência, respeito mútuo, valores, segurança, justiça, solidariedade, parceria, amizade, coresponsabilidade, cooperação) … uma titanesca Aventura para se ter em Família!
 Existem valores e atividades para as quais (quase) nunca é cedo demais nem tarde demais para se começar, é só escolher:
– brincar sozinho no seu quarto com os legos, Playmobil, casa de bonecas, garagem e carros (concentração);
 pegar num (Jumbo) lápis e garatujar o seu nome ou um desenho com a mãe, pai e o cão em quatro traços (motricidade fina);
 arrumar a sua mesa de trabalho/estudo (organização espacial);
 à noite, colocar a sua mochila à porta de casa (responsabilidade);
 preparar (pelo menos uma peça de) roupa vestir no dia seguinte (planificação);
 vestir-se sozinho (motricidade);
 escolher a sua escova de dentes ou gel de banho (higiene pessoal);
 escolher (entre um lote de hipóteses) o que quer comer ao pequeno almoço (rapidez de raciocínio);
 atar os atacadores, para não andar na adolescência/mesmo depois de ter aprendido fazer o lacinho com eles a roçar o chão, enrolados no tornozelo, enfiados na sapatilha, … “’E a moda!” (motricidade)
preparar o seu pequeno-almoço – leite com chocolate, taça de cereais, peça de fruta, barrar um pão com manteiga/Nutella/manteiga de amendoim, preparar uma sandwich de queijo e/ou fiambre (autonomia);
 – separar as meias (seriação);
 limpar o pó (atenção);
 ajudar na confeção do lanche ou jantar (criatividade);
 passear o cão/a cadela (exercício físico);
 escolher o filme para a noite do cinema em família, escolher o jogo para a noite de jogos em família, escolher o museu/monumento a visitar no 1.º domingo do mês.

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: