Reutilizar óleo alimentar e fazer sabão

sabão

Fazer sabão pode ser mais fácil do que pensa. Hoje, o Movimento Portugal Limpo vem explicar-nos como fazer! De qualquer modo, o ideal é aproveitar os seus workshops e aprender mais e melhor. O que acham?


Tem preguiça de sair à rua e levar o seu óleo alimentar usado ao local de descarte correto? O movimento portugal limpo ensina-a a fazer sabão de limpeza através do seu óleo alimentar usado. Esteja atenta aos nossos workshops na sua área de residência! Sabe o que este simples restinho de óleo utilizado para fritar alimentos pode causar ao meio ambiente se jogado no ralo da pia ou na sanita?

Vou dizer-lhe que cada litro de óleo descartado incorretamente contamina 10 mil litros de água dos rios e oceanos. Então, para ajudar a preservar o meio ambiente pode transformá-lo em sabão de limpeza em barra. O processo de produção é muito simples e pode ser feito em casa por qualquer pessoa. (Poderá inscrever-se num workshop do Movimento Portugal limpo e aprender ou tirar algumas dúvidas) .

O ideal é que, depois de pronto, a pessoa aguarde 40 dias para utilizar o produto. É indicado para lavar pratos, roupa à mão (excelente para curar nódoas) ou na limpeza geral da casa. Só não é aconselhado para banho. Saiba o passo-a-passo como preparar sabão com óleo usado.

Primeiro separe os ingredientes:

  • 145 gr de água
  • 1 litro de óleo de cozinha (coado)
  • 135gr de soda cáustica

Modo de preparação:

Coloque a água numa bacia e introduza a soda. Mexa até passar a transparente (use luvas e máscara porque este preparado emite gases altamente tóxicos). Reserve até esta mistura chegar aos 40 graus.

O óleo de cozinha usado deve estar coado – com esponja de aço ou peneira bem fina – para que não sobre nenhum resíduo. Nele junte a soda em fio batendo sempre com a varinha mágica como se estivesse a fazer maionese. Deverá chegar ao ponto estrada em que o preparo atinge a textura de maionese.

A agitação do líquido deve ser feita até 20/30minutos, até que a mistura esteja um pouco mais grossa mas se tiver com alguma pressa experimente umas gotas de álcool que o processo é acelerado.

Neste momento acrescente o “sabor” do seu sabão. Óleo essencial, ervas aromáticas, frescas ou secas, aquilo que lhe vai na imaginação. Depois de pronto, despeje o produto em qualquer assadeira que tenha em casa e que esteja forrada com saco plástico ou papel. Reserve para que fica consistente em torno de um dia e corte-o à medida que quiser.

Cuidados

Cuidados importantes devem ser tomados no preparo do sabão. O primeiro é na mistura dos ingredientes, que deve ser feita em vasilha plástica. E para mexer os ingredientes não pode ser utilizada colher de metal, nem de madeira.

Não se pode usar nada de metal em nenhum momento do processo, pois ele pode reagir com a soda cáustica. Algum acidente em que a soda entre em contacto com a pele passe vinagre abundantemente. O vinagre é usado para anular a soda. Na lavagem final dos seus utensílios também o pode usar para anular qualquer perigo no manuseamento dos utensílios.


Agora que estamos em plena altura de compras, é boa altura para rever dicas de sustentabilidade sobre compras! Até para a semana!

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: