Soares morreu, viva Soares

A revolução de abril é muito importante para mim, apesar de ter nascido anos depois da mesma acontecer. Dentro da família, sempre tive defensores de abril e defensores de Salazar com quem debater e poder decidir o que era melhor.

soares_calendario_0001Melhor é poder escrever estas palavras sem estar com receio que venha o lápis azul  venha riscar o que escrevo ou poder sair de Portugal sem precisar da autorização do meu marido ou que os nossos filhos possam estudar… entre 1001 outras pequenas coisas e outras 1001 grandes mudanças.

Sim, há muito a fazer ainda e há outras que poderiam não ter mudado mas viver em democracia é, para mim, muito importante.

Importante foi também Mário Soares, quer sejamos Rosas ou não, e deve ser respeitado por isso. Lembro-me dele quando tinha 8 ou 9 anos, nas eleições para Presidente da República, a quem ofereci um ramo de rosas e recebi um beijinho. Não sou partidária… De facto, acho que os partidos como estão hoje não fazem muito sentido. Mas gosto de política e gostava de Mário Soares. Sei o papel que teve na história de Portugal moderno. Imagino o que terá sofrido quando esteve preso, o exílio forçado, por um ideal, por um Portugal livre.

Da minha parte, agradeço tudo o que fez e digo adeus a um dos grandes senhores que trouxeram liberdade a Portugal! Se cometeu erros após 74, provavelmente. Se o faríamos melhor? Provavelmente não! Se vale a pena chorar sobre o que passou? Definitivamente não! Se devemos votar mais e melhor, para termos o Portugal que desejamos? Definitivamente sim e esse foi um dos legados que o Dr. Mário Soares nos deixou: Democracia também é isso!

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: