Sob Um Céu Escarlate, de Mark Sullivan – opinião

Sob Um Céu Escarlate

Sob Um Céu Escarlate para quem quer um bom livro para ler embrulhadinho num cobertor, como pede o tempo! Boas leituras!

Este foi o Livro do Ano em 2019, na Goodreads, e por um bom motivo. Para já, muitos de nós gostamos de ler livros sobre a Segunda Guerra Mundial. Este oferece-nos uma perspectiva diferente, mais que não seja, pelo facto de se passar na Itália e nos levar até ao fim da guerra.

Este romance de ficção biográfica e histórica é baseado na vida de Pino Lella, de quem o autor ouviu falar durante um jantar no Montana. Curioso pelo que ouviu, decidiu visitar Lella, na Itália, e com ele visitar os vários locais onde se passou a acção. Depois de uma pesquisa exaustiva, nasceu Sob um Céu Escarlate.

Pino Lella é um jovem, com um sentido de responsabilidade enorme, que é apanhado e bem, pela resistência italiana. Tão jovem, compreende a necessidade de ajudar judeus a fugir ou adquirir dados importantes para a resistência poder agir.

Vemos, igualmente, que o cidadão comum não sabe exatamente o que se passa com os judeus levados para os campos de concentração na Alemanha e na Polónia. Percebem, no entanto, que estão em perigo e, daí, ajudarem-nos o máximo possível.

Outro dado importante, para mim, foi a questão da Itália e de como foi privada dos seus víveres, obrigando os italianos a passar fome. Tudo para que a Itália fosse uma espécie de celeiro para Hitler e os seus compatriotas.

Finalmente, a carnificina final foi mais uma das surpresas que tive. Sob Um Céu Escarlate mostra cruamente como foram executados, sem dó nem piedade, todos (e não só) os que eram considerados fascistas. Desconhecia, por completo, este lado negro da história.

É uma obra bem escrita, longa, mas que se lê muito bem. Pino e toda a sua família, o que o rodeia, cativa-nos e conseguimos, mesmo em 2020, perceber quão difícil foi este período. Sem contar que, para um jovem, dar um salto da juventude despreocupada para o horror da guerra é um passo enorme.

No meio de tudo isto, junta-se ainda um romance daqueles jovens e entusiasmantes, no meio do caos e da escuridão. Esta obra tem, de facto, todos os ingredientes para ser uma boa leitura! Deixo-vos a sinopse!

Sinopse de Sob Um Céu Escarlate

Pino Lella não quer nada com a guerra ou com os nazistas. Ele é um adolescente italiano normal – obcecado por música, comida e miúdas, mas os seus dias de inocência estão contados. Quando a sua casa em Milão é destruída pelas bombas dos Aliados, Pino junta-se a uma via-férrea subterrânea ajudando judeus a escapar dos Alpes e apaixona-se por Anna, uma bela viúva seis anos mais velha do que ele.

Numa tentativa de protegê-lo, os pais de Pino forçam-no a alistar-se como soldado alemão – julgando que assim o manteriam longe de combate. Mas Pino é ferido e depois recrutado, aos dezoito anos, como motorista pessoal do general Hans Leyers, o caudilho de Adolf Hitler na Itália, e um dos comandantes mais misteriosos e poderosos do Terceiro Reich.

Agora, com a oportunidade de espiar o Alto-Comando Alemão, Pino luta em segredo, suportando os horrores da guerra e da ocupação, tendo a sua coragem reforçada pelo seu amor por Anna e pela vida que ele sonha que um dia compartilhar.

Podem comprar na Wook! Para outras sugestões da Cultura Editora, podem ler a opinião sobre A Dança da Água, de Ta-Nehisi Coates.

bestsellers-billboard

02 comments on “Sob Um Céu Escarlate, de Mark Sullivan – opinião

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: