Tapas, cheirinho a verão e receitas

Tapas

Quem é que gosta de tapas? Começou o verão, as temperaturas começam a subir e a vontade de comer aquelas comidas mais fortes abranda. Apetece algo simples, pratos leves e variados, em que a família se possa sentar e comer o que preferir.

Tapas ou petiscos, para ti e para mim

O bom dos tapas ou petiscos é a variedade que se pode ter à mesa, em pequenas doses, para todos picarem. Se uns gostam mais de vegetais, outro preferem carne e o pão tem (quase) sempre lugar à mesa.

As saladas podem ser as rainhas da mesa, com a variedade de tomates, alfaces, pimentos, pepinos, fruta e tudo o que gostamos de colocar. O pão, em doses pequenas, em tostas e em fatias, são os acompanhamentos preferidos, cá por casa.

Depois há os miminhos do costume. Somos fãs de moelas, favas só com um bocadinho de cebola e bacon, ervilhas com ovos escalfados, presunto com melão, sardinhas em escabeche, uma bela tábua de queijos.

Cogumelos salteados, pataniscas do que quisermos, pasteis de bacalhau, tudo feito no forno ou com um mínimo de gordura possível. A variedade de petiscos não fica por aqui e cada família pode adaptar ao seu gosto e à sua dieta.

Deixo-vos duas receitas de bons petiscos para colocarem nas mesas das noites de verão. Se quiserem outras ideias, há muitas na página de Petiscos!

Pimentos Padrón

Do mais fácil de fazer, só têm de comprar os pimentos, salteá-los em algum azeite durante 10 minutos até ficarem dourados à volta. Depois é só polvilhar com sal e servir.

Ovos mexidos com alheira

Outro prato super simples, mas muito apreciado. Eu costumo saltear ligeiramente a alheira, esmagando com um garfo, de modo a dispersar a massa da alheira. Em seguida, junto os ovos já batidos e vou mexendo até ficar tudo bem cozido.

Se quiserem algo vegetariano, podem tentar os nossos bolinhos de feijão.

Quais são as vossas tapas e os vossos petisco preferidos? Querem partilhar receitas?

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: