Tomás: A História de um Bebé Especial

Vi a Andreia pela primeira vez, numa feira de Bebés, o ano passado no Centro de Congressos de Lisboa e lembro-me de os achar um casal muito fofinho com dois bebés lindos (e, para mim, heróis pois todos os que têm filhos com menos de dois anos de diferença são uns heróis). Mais tarde, nos encontros do Mães.pt, viemos a conhecer-nos e foi um encontro avassalador.


 

A Andreia é uma mulher com uma força incrível (mas ninguém diz à primeira) pois é a imagem da serenidade. No entanto, quando começa a falar do Tomás, há uma transfiguração e percebemos que todas as células se unem de amor pelos filhos e pelo marido e que, com essa força, a Andreia vai vencer todas as adversidades.

É nesse contexto que surge o livro inspirador Tomás -Maternidade, Trissomia e Amor: A História de um Bebé Especial, editado pela Jacarandá. A edição é lindíssima, as fotos uma fofura e o conteúdo é excelente. Só há um pequeno pormenor… falta o espaço para colocar os lenços de papel.

Somos levados, através das palavras da Andreia, pelo mundo mágico da gravidez, com muitos conselhos úteis e práticos sobre o início desta viagem que se deseja maravilhosa. Quando o Tomás nasceu, houve um momento em que esta magia se quebrou graças a todas as dúvidas e questões que se levantaram por causa de um cromossoma.

20180329_093723

É nesse momento que ouvimos a voz de Andreia e do  Bernardo e parece que conseguimos sentir as suas angústias e as suas dúvidas, as revoluções e o arregaçar das mangas para que o Tomás tenha todas as oportunidades que todos os outros meninos que nascem sem o cromossoma do amor.

É bom perceber que ter um filho com Trissomia não é o fim do mundo mas que exige um esforço diferente. O Tomás tem acesso a vários tipos de terapia, para poder ultrapassar, tanto quanto possível, as dificuldades inerentes à sua síndrome. É, igualmente, um abrir de olhos para dois pontos importantes. O primeiro é uma questão muito pessoal, a possibilidade de conceber uma criança com trissomia e levar a gravidez até ao fim. A segunda é a possibilidade de todas as crianças com trissomia terem acesso a um plano de terapias, de forma gratuita e continuada.

O livro está muito bem delineado, desde a gravidez  às pequenas grandes vitórias do Tomás, com uma grande atenção aos detalhes e com pormenores deliciosos como a carta ao Tomás. São nestes momentos que são necessários os lenços de papel. É um livro muito emotivo, com as vozes da mãe e do pai, ao longo das várias etapas da vida do Tomás e que esperamos que possam vir a ter seguimento noutros livros, podendo perceber melhor como o Tomás vai ultrapassando as várias dificuldades e o que é possível fazer para melhorar a qualidade de vida de uma pessoa com trissomia.

Para além de espreitarem o livro, aproveitem para ir visitar o blog, o facebook e o instagram de Tomás, my Special Baby. Deixem lá um abraço do tamanho do mundo!

P.S. – as fotos foram tiradas pelo papá, depois de lhe ter pedido para tirar umas fotos bonitas… Ficaram muito bem e agradeço-lhe o esforço extra que tantas vezes faz por nós. Podem seguir as suas fotos no nosso instagram de família.

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: