Um local dos 8 aos 80 em LX

Parque Florestal de Monsanto

Sabe sempre muito bem sair, passear, dar uma volta, realizar caminhadas,praticar um desporto … mas nem sempre isto é possível: o benjamim está constipado, o menino tem varicela, o rapaz do meio partiu o pulso, o mais velho tem um teste e nós estamos estafados depois de uma semana que não lembra a ninguém! Os nossos amigos, na esperança de nos animar, lembram-nos que “Um mal nunca vem só” ou “Tudo o que é bom, também tem um fim”, qual eruditos sábios que obtiveram a sua especialidade num pacote de cereais.

Contudo, nem sempre é assim e, com exceção dos pais estafados, todos os membros da casa se encontram de perfeita saúde a trepar pelas paredes, o tempo já convida a algumas atividades na rua, é chegada a atura de retirar os patins em linha do prego, encontrar (algures por de baixo da cama) o skate e fazer uma revisão às bicicletas e … para onde?

Existem locais que valem a pena serem explorados e, entre estes locais, também existem alguns que por mais vezes que os visitamos apresentam-nos sempre novas surpresas. Para tal nem há necessidade de terem sido sujeitas em ano de eleições a obras de melhoramentos forçados, basta os nossos interesses terem mudado (um ano faço natação, passeio pelo ciclismo e encontro-me nas corridas de ruas), as nossas necessidades terem-se alterado (o pequeno que se contentava com um escorrega já exige mais) ou nós também “crescemos”, cansados de tanto que já realizamos queremos desfrutar a vida e quem a partilha connosco. Um local para pequeno, graúdos e miúdos do meio (sempre tão difíceis de satisfazer).

Um dos nossos locais de predileção é o Parque Florestal de Monsanto, uma área verde de desporto e lazer com condições para receber todos, dos 8 aos 80.


 

Equipado com infraestruturas para passeios de bicicleta ou a pé, o Parque Florestal de Monsanto é um local onde os pequenos poderão aprender a andar de bicicleta/triciclo/patins na Alameda Keil do Amaral ou praticar a sua condução no percurso “de cidade” Parque Recreativo da Serafina e os jovens se poderão aventurar em segurança com os mais velhos pelos inúmeros trilhos para a prática de BTT. A pé todos poderão deslumbrar-se com a grande variedade vegetal ali existente, enumerar/fotografar todos os animais que encontram (répteis, anfíbios, aves e mamíferos); “encontrar” a imponente Pedreira dos Montes Claros; mapear os 7 (sete) moinhos existentes neste espaço; deslumbrar-se com a vista sobre a cidade, rio ou margem sul; ou percorrer em passo de corrida em modo trail na cintura do parque (duas voltas equivalem a uma ida a Setúbal ± 35km).

Entre os coloridos Parques Recreativos da Serafina e dos Moinhos de Santana ao Parque do Alvito, os pequenos terão um vasto conjunto de atividades possíveis para realizar (tendas de índios, labirintos, barcos, castelos, escalada, piscina, campos de jogos, escorregas, casas, casinhas e casitas de todos os tamanhos e formas); os jovens terão a difícil tarefa de escolher entre o percurso de arborismo e escalada do Parque da Pedra, os campos de basquetebol no Moinho do Penedo, encontrar um entre os mais de 100 caches existentes no parque, praticamente atrás de cada arbusto há um tesouro por descobrir (não digam nada a ninguém), escalar a Parede De Escalada – Parque Aventura nas proximidades da ponte pedonal que liga Monsanto a São Domingos de Benfica ou explorar o Parque de Skate localizado na Alameda Keil do Amaral.

Finalmente, falta somente escolher um entre os inúmeros locais mágicos que Monsanto tem ou optarem por um dos 15 (quinze) parques de merendas existentes (equipados com bancos, mesas, bocas de água, casas de banho, grelhadores) para todos se retemperarem e recuperarem forças … e começar a pensar quando voltar.

Falta programar as visitas ao do Palácio Fronteira, Jardins do Palácio dos Marqueses de Fronteira, Centro de Interpretação de Monsanto, Aqueduto das Águas Livres, troço do Aqueduto em Monsanto, Parque Urbano do Calhau, Parque da Pedra, Jardim dos Montes Claros, a ciclovia Lisboa Cidade, diversos fontanários, bicas e miradouros (das Seis Pedreiras, da Escarpa, dos Montes Claros, dos Moinhos de Santana, do Moinho do Penedo, Parque Recreativo do Alto da Serafina).

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: