Um Reino Unido

wp-1489059042420.jpgUm Reino Unido é uma história inspiradora sobre Seretse Khama, o herdeiro do trono do hoje em dia Botswana, e Ruth Williams, uma secretária inglesa, filha de um comerciante modesto. Tinha tudo para ser um romance épico, não fossem os constrangimentos políticos e raciais dos anos 50, especialmente devido à introdução da política de apartheid na África do Sul.

Como imaginam, todos estão contra esta união mas Seretse e Ruth lutam contra tudo e todos de modo a serem felizes. Antes de ir ver o filme, li bastante sobre Seretse e Ruth pois desconhecia a vida deste casal tão corajoso. Eram realmente especiais e o facto de Seretse ser alguém tão recto fez com que o Botswana seja hoje um dos países mais estáveis e prósperos de África. Fiquei com tanta vontade de ir lá e visitar o país onde também foram rodadas as cenas do filme em África.

David Oyelowo, Rosamund Pike têm uma ótima prestação neste filme que foi um desejo de Oyelowo. No entanto, falta um bocadinho mais. Por opção, não quis mostrar mais o lado negro da política e preferiu concentrar-se no romance entre os dois mas penso que deveriam ter ido mais longe. Sim, foi um romance difícil, sofreram muito mas nem isso quase que passa. Pike nunca chega ao desespero e há alturas que podiam ter mostrado mais o lado de Ruth, como se sentia, o que se passaria naquela cabeça.

Só mais uma partilha, Oyelowo quis gravar no Botswana, reconstruiu a primeira casa do casal e fizeram o cenário ali, uma vez que não há estúdios preparados para este tipo de filmes e contrataram muitos actores e figurantes locais, o que torna o filme mais especial. Pessoalmente, acho que muitos jovens deviam ver o filme pois apesar de tudo é história e é necessário mostrar que há 60 anos atrás era tudo muito diferente… Bons filmes!

a-united-kingdom-trailer-screen2

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: