Vencedor do Passatempo O Desafio das 100 Coisas

Desafio

Eu sei que querem saber quem foram os vencedores dos passatempos do 5º aniversário do blog. Eu quero muito apurar os vencedores, mas o tempo não estica. Hoje, deixo o nome do vencedor do Livro O Desafio das 100 Coisas.

A vencedora deste prémio é a seguidora número 19. Muitos parabéns!

E o número correspondente ao 19 é a Inês Margarida Pina. Irei enviar um email para a vencedora, solicitando a morada para o envio do prémio.

Muitos parabéns! Não se esqueçam de participar no passatempo ArtiDar!

SINOPSE

Cada nova estação do ano parece trazer consigo um novo catálogo: uma lista interminável de gadgets, roupas, eletrodomésticos, brinquedos, acessórios para o lar e para nós mesmos, uma quantidade imensa de coisas que temos uma vontade indomável de possuir.

Mas na estação seguinte, todas as coisas novas e divertidas se transformam em «tralha» que acumulamos desnecessariamente na nossa casa – e nas nossas vidas.

Dave Bruno era um tradicional pai de família que, em 2008, se apercebeu da quantidade de coisas inúteis que tinha amontoadas em casa. Sentindo-se sufocado por este excesso de «tralha» e sentindo a necessidade de criar espaço na sua vida para cultivar coisas mais importantes (aquelas que não se podem comprar nem se transformar em «tralha»), decidiu submeter-se a um desafio: viver com apenas 100 coisas – ou seja, reduzir todas as suas posses materiais a 100 objetos.

Ao longo deste processo, Dave aprendeu muito acerca de si próprio e acerca dos limites da natureza humana. Que tipo de satisfação nos traz o consumo de objetos materiais? Porque desenvolvemos impulsos de posse em relação a eles? Será possível que emoções tão fortes como a segurança e a autoestima estejam ligadas a este sentimento de posse? E se tivermos mesmo que escolher que coisas ter na vida, será que faremos as escolhas certas?

Um livro deveras provocante que nos convida a fazer uma profunda «limpeza» ao espaço em que vivemos – e a repensar a forma como vivemos.

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: