Da serra para a cidade … estradas, onde só passa um carro por dia, a cortar campos e florestas; caminhos que vão dar sempre a algum lado, percursos que desaguam num rio ou riacho de água cristalina (e fria); trilhos que conduzem os exploradores de um santuário natural para outro; fontes a brotar da rocha e nascentes de rios com centenas de quilómetros ainda por percorrer.
Como já leram nesta publicação, correr ou pedalar ao som das buzinadelas dos carros, no meio de avenidas rarefeitas (pelo menos de ar puro), … ainda não nos cativaram, contudo, olhando bem à volta, ainda podemos encontrar deliciosos espaços e percursos soberbos por explorar:
Monsanto – Pulmão de Lisboa, Centro Desportivo Nacional do Jamor, Parque da Bela Vista, Parque das Nações, Zona Ribeirinha de Belém,Quinta das Conchas, o Parque Oeste (Alta de Lisboa), Parque José Gomes Ferreira, Paredão (São João do Estoril a Cascais), Parque Linear Ribeirinho do Estuário do Tejo, Passeio Marítimo de Oeiras, Passeio Marítimo de Algés, Caminho do Atlântico de Cascais, praias da Costa da Caparica numa extensão de 18 km até encontrar a primeira foz, … rio, mar, serra, montanha, campo, parque, praia, floresta: muito tentador, muito diversificado!
Corre (caminha) por ti e pelos outros
Todos nós conhecemos alguém que de forma regular frequenta um ginásio,piscina ou pratica um desporto coletivo. A par destas hipóteses, em todo o país também há quem goste de correr e participa numa das muitas e diversificadas corridas; qualquer razão parece ser uma boa razão para correr ou caminhar (participar).
Ao longo deste mês ainda podemos contar com a Corrida dos Salesianos(12 de março, 10h, Belém); Corrida das Famílias – Projeto Mehandan/Camarões (12 de março, 10h30, Parque das Nações); uma das provas rainhas da capital, a 33ª EDP Meia Maratona (19 de março, Ponte 25 de Abril); 2.ª Corrida/Caminhada Solidária Famílias com Alma (26 de março, 10:00, Jamor); e a 14ª Corrida de Solidariedade ISCPSI/APAV (26 de março, 10:00, Jamor).
Tendo em conta ao propósito de 1000km/100dias, ao longo deste ano planemos mantermo-nos ainda
Na reta final do ano, com a possível necessidade de completar uma, duas ou três provas/caminhadas, dispomos ainda do 60º Grande Prémio de Natal EDP (10 de dezembro, 10:30, Benfica & Restauradores); e as animadas corridas de S. Silvestre, 29.ª São Silvestre dos Olivais; 43.ª São Silvestre da Amadora – a prova que serviu de aquecimento para o ouro de Roma Mota; São Silvestre de Almada e a São Silvestre de Lisboa (30 de dezembro).
Entre estas provas, rio, mar, serra, montanha, campo, parque, praia, floresta … pretendemos cumprir 2017.
Quais são as vossas provas este ano?
Quais são os vossos percursos preferidos?