Viver em Portugal (VIP) – Piqueniques e Atividades LX

Espaços para a família, percursos pedestres, piqueniques, espaços os pequenos socializarem, atividades que proporcionam o desenvolvimento motor, o equilíbrio e agilidade … tudo isto podemos encontrar em alguns prestigiados locais que valem a pena a ser visitados mais do que  uma manhã ou tarde por ano.

Quinta Pedagógica dos Olivais, é um espaço “rural” que integra componentes pedagógicas e lúdico-recreativas a adultos e crianças num contato com a natureza, com diversos percursos, vegetação e culturas envolventes; atividades diárias na vida numa quinta como a lavoura, tratamento das hortas e pomares, aprender o fabrico pão, do doce e da manteiga; também habitam neste espaço muitos animais do mundo rural, como o burro “Bruxo”; as vacas “Rafaela” e “Valéria”; o cavalo “Lanceiro”de raça Lusitana ; as ovelhas de raças Merino Preto e Cruzada; as cabras e o bode “Marafado” de raça Algarvia; o porco “Bísaro”; o cisne “Duque”; diversos coelhos; periquitos, galinhas sedosas do Japão, pombos, pavões, patos de várias raças e gansos comuns; e, como não poderia deixar de ser, o cão “Vicente” e os  gatos “Farrusco” e “Farrusco Júnior“.

# Horários:IMG_20160220_170705.jpg

Horário de Inverno (de Outubro a Abril): 3ª a 6ª feira – 9h00 / 17h30; Sáb., Dom. e Feriados – 10h00 / 17h30

Horário de Verão (de Maio a Setembro): 3ª a 6ª feira – 9h00 / 19h00; Sáb. Dom. e Feriados – 10h00 / 19h00

A Quinta encerra ao público às 2ª Feiras

A entrada e as atividades na Quinta Pedagógica dos Olivais são gratuitas, não sendo necessária marcação para a realização de uma visita livre, no entanto se pretender realizar atividades terá de realizar uma marcação.

Passadiços Dunas da Cresmina, Norte da Praia do Guincho, Cascais é um passeio em passadiços de madeira acompanhado por painéis informativos onde é possível, em qualquer altura, verificar e reconhecer as várias espécies animais e vegetais envolventes que formam, num raio de muitos quilómetros, um delicado equilíbrio ecológico e singular cuja sobrevivência depende do equilíbrio das dunas.

Parque da BD – Turma da Mônica / Maurício de Sousa, Amadora, é um parque temático baseado nos quadradinhos da Mónica, Cebolinha e Cascão de Maurício de Sousa. Equipado com figuras para recordar a comilona Magali, o matreiro cão Bidu, o afável mas pouco higiénico Cascão, o receoso Cebolinha ou, claro, a imponente Mónica, a menina de temperamento difícil.

Com um parque infantil com um grande número de estações e dois equipamentos direcionados para crianças com mobilidade reduzida, e um espaço com mesas, este é um excelente local para se passar uma boa manhã.

# Horário: 9h00 às 18h00

Parque Marechal Carmona, Cascais, é um espaço verde que incorpora os jardins do Palácio Condes Castro Guimarães e os espaços verdes da propriedade do Visconde da Gandarinha. Este é um formidável espaço para se passar uma tarde em família equipado com três parques infantis adaptados a diferentes faixas etárias, enquadrados num espaço com amplos relvados, uma mata, canteiros, lagos, percursos, um parque de merendas e um campo para jogos.

Aos sábados têm ainda a possibilidade de visitar o Mercado Biológico de Cascais com produtos como as frutas, verduras, compotas, doces, pães e bolos regionais

# Horários:

Horário de Verão: das 08:30 às 19h45.

Horário de Inverno: das 08:30 às 17:45.

Espaço de Jogo e Recreio do Centro Desportivo Nacional do Jamor, equipado com percursos pedestres, um espaço para piqueniques com bebedouro e alguns bancos de jardim; acesso ao campo de jogos; e 9 equipamentos lúdicos em madeira para crianças e jovens entre os 3 e os 14 anos para o desenvolvimento da atividade motora, agilidade, equilíbrio, movimento, jogo, e socialização.

Difícil é escolher a estação mais apreciada entre a Parede de Escalada, o Baloiço Ninho, a Serpente de Areia, o Estaleiro com Escorrega, um combinado de torres com redes e pontes de acesso, a Casinha de Estacas, Balancés, a Colina dos Anões ou o campo de minigolfe (aberto ao público) que se encontra nas proximidades.

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: