6 Novidades Literárias para Outubro

novidades literárias

Com o outono, o frio e o sofá, começamos a pensar nos novos livros a serem lidos. Hoje trago-vos 6 novidades literárias que me aguçaram a curiosidade. Dentro da escolha das novidades literárias temos vários géneros. Não sei como é convosco, mas eu gosto de ir variando os géneros literários. Dentro destas novidades literárias, há romances, poesia e até bolos.

Kane e Abel de Jeffrey Archer 

SINOPSE

novidades literárias

Dois homens, William Kane e Abel Rosnovski, nascidos no mesmo dia em lados opostos do mundo, no início do séc. xx, veem-se unidos por um sonho comum e pelo destino.

Kane, filho de um influente banqueiro de Boston, desde a hora em que nasceu foi apontado para liderar o império do pai de que é herdeiro. Assume a presidência do banco e luta com todas as suas forças para o tornar uma das mais importantes instituições financeiras do país.

Abel nasceu na Polónia e, porque a mãe morreu durante o parto, é adotado por uma família pobre. Sobrevivendo às dificuldades da infância e aos horrores da Primeira Grande Guerra, Abel imigra para os Estados Unidos, onde acaba por se tornar proprietário de uma poderosa rede hoteleira.

Durante mais de 60 anos, acompanhamos o percurso surpreendente destes dois homens ambiciosos, poderosos e implacáveis, sempre marcado por uma luta sem tréguas e alimentado por um ódio desmedido, num romance onde também se traça o panorama histórico das principais transformações da sociedade, dos costumes e da política do século xx.

O Homem que Salvava Mulheres de Dunya Mikhail

SINOPSE

novidades literárias

O leilão começa nos 9 mil dólares.
Vende-se: rapariga.
“Bonita, trabalhadora e virgem. Onze anos.”
Este anúncio – retirado de um site onde guerreiros do ISIS regateiam o valor de escravas sexuais – é um de muitos que Abdullah Shrem guarda no telefone.

Abdullah tinha uma vida tranquila no Norte do Iraque. Era um homem como tantos outros. Mas quando o Estado Islâmico invadiu a sua terra natal, chacinou os homens e raptou as mulheres para as usar como escravas sexuais, o pacato apicultor revelou a sua verdadeira alma.

Por viajar com frequência para vender o mel das suas abelhas, ele conhecia a região como ninguém. Esse conhecimento do terreno revelar-se-ia precioso. Juntamente com uma rede secreta de ajudantes – familiares e amigos, guias e até contrabandistas -, Abdullah assumiu a arriscada missão de salvar todas as mulheres que pudesse, atravessando regiões devastadas pela guerra e deixando-as em locais seguros.

Esta é a história de um herói improvável.
É também a história das mulheres que ele salvou.
É, acima de tudo, um extraordinário exemplo de coragem, fé e humanidade.

Quase toda a família de Abdullah – incluindo o irmão e a irmã – está ainda desaparecida. Integram a lista das 6000 pessoas desaparecidas da região.

Suite 405 de Sveva Casati Modignani 

SINOPSE

novidades literárias

Um automóvel de luxo avança velozmente a meio da noite pela autoestrada que liga Roma a Milão. A bordo segue o conde Lamberto Rissotto, proprietário de uma importante indústria metalúrgica que gere com sensatez, apesar das dificuldades inerentes à crise económica do país. Lamberto tem pressa de chegar a casa: acabou de descobrir a última e embaraçosa loucura da sua lindíssima mas impulsiva mulher e quer terminar definitivamente a relação com Armanda. Para mitigar a desilusão leva na memória a imagem do recente e fugaz encontro com uma desconhecida “muito jovem, muito bonita, com muita classe”.

No meio da noite, outro homem viaja na mesma autoestrada de sul para norte, num carro utilitário coberto de pó: é Giovanni Rancati, sindicalista, que regressa de um encontro com operários. Em Milão espera-o a companheira, Bruna, cabeleireira que, após anos de muitos sacrifícios, conseguiu abrir um salão só seu. Vivem juntos num bairro popular, um daqueles em que as casas que partilham a mesma varanda deixam a descoberto as alegrias e as dores de cada um, uma realidade em que é difícil aguentar até ao fim do mês e em que um sonho pode custar as economias de uma vida.

Lamberto e Giovanni representam dois mundos opostos e distantes, mas os seus caminhos vão acabar por se encontrar, um pouco por necessidade e um pouco por acaso. Desse encontro nasce um fascinante cruzamento de destinos em que se reflete a Itália de hoje, ainda dividida por contradições e lutas sociais, mas unida por uma profunda e absoluta necessidade de justiça e de amor.

As Gémeas de Auschwitz de Eva Mozes Kor e Lisa Rojany Buccieri 

SINOPSE

«Se eu tivesse morrido, Mengele teria dado uma injeção letal à minha irmã para fazer uma autópsia dupla. Só me lembro de repetir para mim mesma: tenho de sobreviver, tenho de sobreviver.»
Eva Mozes Kor

As portas do vagão abriram-se pela primeira vez em muitos dias e a luz do dia brilhou sobre nós.
Agarrei bem a mão da minha irmã gémea quando nos empurraram para a plataforma.

– Auschwitz? É Auschwitz? Que sítio é este?
– Estamos na Alemanha – foi a resposta.

Na verdade, estávamos na Polónia, mas os Alemães tinham invadido a Polónia. Era na Polónia alemã que se situavam todos os campos de extermínio.
Os cães rosnavam e ladravam. As pessoas do vagão começaram a chorar, a berrar, a gritar todas ao mesmo tempo; todos procuravam os seus familiares à medida que eram afastados uns dos outros. Separavam homens de mulheres, filhos de pais.

Um guarda que ia a passar a correr parou bruscamente à nossa frente. Olhou para Miriam e para mim nas nossas roupas a condizer: «Gémeas! Gémeas!», exclamou. Sem dizer uma palavra, agarrou em nós e separou-nos da nossa mãe. Miriam e eu gritámos e chorámos, suplicámos, as nossas vozes perdidas entre o caos, o barulho e o desespero, tentando chegar à nossa mãe, que, por sua vez, tentava seguir-nos, de braços estendidos, com outro guarda a retê-la.

Miriam e eu tínhamos sido escolhidas. De repente, estávamos sozinhas. Tínhamos apenas dez anos. E nunca mais voltámos a ver nem o nosso pai nem a nossa mãe.

Poemas de Amor de Pablo Neruda

SINOPSE

novidades literárias

Com tradução do poeta Nuno Júdice, um livro que reúne os grandes Poemas de Amor de Pablo Neruda.

Natural do Chile, Neruda (1904 – 1973) foi autor de uma vasta obra, tendo a sua escrita influenciado fortemente muitos poetas sul-americanos. Foi-lhe atribuído o Prémio Nobel da Literatura em 1971.

À semelhança das suas outras obras, este é um livro por onde perpassa todo um universo de magia e paixão, que sempre caracterizaram a escrita do autor de Vinte Poemas de Amor e Uma Canção Desesperada, ou de Plenos Poderes.

Um Bolo por Semana – 52 receitas para um ano de bolos de Rita Nascimento 

SINOPSE

novidades literárias

Custa-lhe começar a semana? Fica melancólico à medida que o domingo chega ao fim? O seu fim de semana passa a correr e a semana a rastejar?
Isso é falta de vitamina B – B de bolo, claro!

Está mais do que na altura de recuperar uma das mais belas tradições portuguesas: fazer um bolo por semana! Quem não se lembra com nostalgia do bolo acabadinho de sair do forno, em casa das avós, madrinhas ou tias, no dia em que se ia lá lanchar? O bolo caseiro, essa doce estratégia para juntar à mesa família e amigos, devia ser uma componente incontornável do nosso quotidiano.

Com as infalíveis receitas e eficazes dicas de Rita Nascimento, nada mais fácil do que recuperar esta bela tradição. Um Bolo por Semana oferece receitas de bolos para todos os apetites e ocasiões: bolos básicos e simples, bolos aromáticos e reconfortantes, e bolos gulosos e para dias de festa.

Qual destas novidades literárias vos apetece ler? Há mais algumas novidades literárias que gostassem de sugerir?

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: