7 Livros para o Mês de Maio

Maio

Em Maio, trago-vos 7 novidades para a vossa mesinha de cabeceira em maio. Alguns não são acabadinhos de sair do prelo, alguns ainda demoram uns dias a chegar às livrarias (que já estão abertas).

Este Maio está a ser atípico, com as bibliotecas, as livrarias a meio gás, mas as leituras devem entrar em normalidade em breve!

Em Casa – Breve História da Vida Privada

Bertrand.pt - Em Casa

Em que consiste de facto a História? Séculos de pessoas no seu quotidiano: a dormir, a comer, a fazer sexo, a tentar viver confortavelmente. E onde acontece tudo isso? Em casa.

Foi este pensamento que inspirou Bill Bryson a fazer uma viagem pela sua própria casa, uma velha reitoria em Norfolk, andando de divisão em divisão a pensar como tinham início os acontecimentos banais da vida. E o que descobriu foram espantosas ligações entre tudo, desde o Palácio de Cristal à Torre Eiffel, do escorbuto à profanação de cadáveres, dos percevejos à Revolução Industrial, da crinolina às retretes, e praticamente tudo o resto que alguma vez aconteceu.

Se Breve História de Quase Tudo nos dava um panorama abrangente do mundo, do Universo e de tudo o mais, Em Casa espreita a vida privada pelo microscópio. Bryson emprega a mesma curiosidade insaciável, o mesmo humor irresistível, a mesma prosa estilizada e o mesmo poder narrativo, o que torna este livro um dos mais lúdicos e esclarecedores acerca da maneira como vivemos.
«As casas não são refúgios da História. São onde a História vai acabar.»

A Mestra de Marionetas

A Mestra de Marionetas

Um retrato irónico da alta sociedade contemporânea.
Se existiu uma mulher que estava destinada a brilhar, foi Beatriz Calanda, cuja vida exagerada e excessiva atravessa os últimos sessenta anos da História de Espanha.
Repasto das revistas de sociedade, com uma vida cinzelada a toques de glamour, escândalos e exclusivos, grande senhora do jet set madrileno, toda a gente sabe perfeitamente quem é Beatriz Calanda e quem foram os seus quatro maridos – um ator em voga, um grande intelectual de esquerda, um aristocrata e um banqueiro.

Sim, toda a gente a conhece, mas ninguém, nem sequer os maridos, e muito menos as filhas, sabe quem ela é na realidade, quais as suas origens e o que teve de fazer para se tornar um ícone capaz de arrastar uma corte de paparazzi. Para descobrir o que se esconde por trás desta fachada deslumbrante será necessário viajar até ao passado, até à sua adolescência na Madrid da Transição. E também até à juventude da sua mãe durante os anos obscuros do pós-guerra.

O Doente Molière

«Os comediantes, por exercerem uma profissão considerada infame, são excomungados. Conforme as decisões da Prelazia de Paris, não se pode dar comunhão a pessoas publicamente indignas e manifestamente ignóbeis como as prostitutas, os usurários, os feiticeiros e os comediantes. (Por algum motivo misterioso, os cantores de ópera não sofrem essas restrições.) A todos esses réprobos são negados a extrema-unção e o sepultamento eclesiástico, mas os comediantes podem obtê-los caso se retratem dos seus erros e prometam, de maneira solene e veraz, renegar a sua abjeta profissão.»
Rubem Fonseca

Comanda a tua mente, comanda o teu destino

Comandar a nossa mente é o primeiro passo para termos nas mãos o nosso destino.
James Allen acreditava que cada um de nós é aquilo que pensa, e que, por isso, tudo o que nos acontece depende sobretudo de nós mesmos. Neste livro, através de 10 passos divididos em três simples lições, o autor mostra que o caminho para a felicidade, o sucesso e a paz de espírito está ao alcance de todos.

“As tuas possibilidades são infinitas; a tua liberdade absoluta

A Fraude Perfeita

Bertrand.pt - A Fraude Perfeita

Ser mãe é difícil. Mas ser filha também. Quando conhecemos Claire, ela vive com o namorado Cal em Sedona, no Arizona, e evita as chamadas da mãe. A mãe é uma reputada médium da Costa Leste e Claire não quer que descubra a verdade. É que apesar de Claire trabalhar na mesma profissão e se intitular médium, na realidade não tem o «dom». E não o tem há muito tempo. É uma fraude.

Entretanto, no outro lado do país, a jovem mãe Rena também tem problemas familiares. É divorciada e a sua filha de quatro anos, Stephanie, sofre de misteriosos problemas de estômago, aparentemente incuráveis. Por mais que Rena a arraste a diversos especialistas, por muitas publicações que faça no seu blogue de mamãs sobre os problemas de saúde da filha, tentando arranjar ajuda e apoio da sua comunidade online, Stephanie não deixa de piorar.

Quando Claire e Rena se encontram por acaso num avião, as suas vidas cuidadosamente construídas começam a explodir. Será que estas duas mulheres se podem ajudar uma à outra? Poderão ajudar Stephanie antes que seja tarde de mais?

O dia em que perdemos o amor 

Um novo thriller delirante e cheio de suspense, em que o amor e o ódio farão o leitor mergulhar numa experiência de leitura que lhe porá o coração a bater a mil. O inspector Bowring, chefe da unidade de Criminologia, tentará descobrir o que escondem a jovem e as notas amareladas que traz consigo e desvendar também a sua ligação com o caso de uma mulher cujo nome figura numa das notas e que aparece, horas depois, decapitada num campo. Esta investigação vai envolver Bowring numa trama na qual o destino, o amor e a vingança estão entrelaçados numa história horrível que abrirá antigas feridas difíceis
de fechar.

O dia em que perdemos o amor chega finalmente às livrarias a 26 de maio e está já em pré-venda nas livrarias online. Uma edição Suma de Letras.

Manual de sobrevivência de um escritor

O que é um escritor? Como vive? Como cria? Como sente? Partindo das suas memórias do ofício, João Tordo esboça neste livro uma espécie de manual para todos aqueles que se interessam pelo mundo da escrita — sejam escritores a dar os primeiros passos ou leitores curiosos. Misturando humor e pragmatismo, memórias de vida e conselhos úteis, o autor abre as portas da sua actividade — e da sua relação com a literatura e a vida — a todos aqueles que experimentam a magia da ficção.

Esta viagem pelos meandros de um ofício que recusa deixar-se ensinar — e de muitas das suas vertentes e consequências, como a técnica, o enredo, as personagens, a edição, a crítica, o fracasso, a sobrevivência — é também uma incursão no lado mais íntimo de um escritor entregue à sua mais dilacerante paixão. Este volume percorre os autores, a tradição e o processo
que fazem um autor, mas é também uma confissão dos tempos difíceis, das angústias e das dúvidas que assaltam sem piedade tanto os jovens escritores como os mais experimentados.

Manual de Sobrevivência de um Escritor é uma aventura pelo lado menos conhecido de uma forma de arte que encanta a Humanidade desde os seus primórdios. Com coragem e humildade, com ironia e sinceridade, João Tordo conduz-nos nesta viagem, cujas páginas gostariam de ser um guia (ou um amparo) para os amantes de literatura.

Manual de sobrevivência de um escritor chega finalmente às livrarias a 26 de maio e está já em pré-venda nas livrarias online. Uma edição Companhia das Letras.

Podem procurar outras sugestões de Boas Leituras neste link! Que tal estão a correr estas leituras de maio? O que estão a ler?

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: