Desculpa, Valentina! Não deveria ser assim!

Valentina

Toda uma comunidade falhou… mas acima de tudo, falhou o elo de amor entre pai e filha. A Valentina foi encontrada, sem vida, no meio de uma floresta, com 9 anos. E agora?

Independentemente, de ter sido um acidente ou um tratamento brutal a uma criança, houve ocultação do cadáver e mentiras. Aquela criança morreu ao cuidado de quem a deveria proteger e amar. E agora?

Agora, vendo o noticiário com os filhos, como de costume, surge a pergunta:
– Porquê?

Os nossos filhos estavam a seguir as buscas pela Valentina, como tantas pessoas. Falámos sobre o que é sonambulismo, sobre meninos que fogem de casa quando estão zangados com os pais, dos perigos dessas fugas, de divórcios, de custódias partilhadas.

Muitas perguntas foram feitas por eles e por nós, muitas sem ter uma resposta correcta ou uma resposta fechada. A questão das custódias partilhadas ou até do divórcio foi algo que lhes custou a perceber. Um destes dias, gostarei de voltar a este tópico.

Com 8 e 11 anos, muitas questões foram surgindo, muitas preocupações. É muito complicado conversar sobre isto com adultos, quanto mais com crianças. Quando apareceu a notícia sobre a detenção do pai e da madrasta surgiram novas questões: como, porquê e as outras crianças?

Por mais complicado que seja para nós, os pais, é necessário tentar ajudá-los a perceber que esta é uma excepção. E como é triste haver excepções!

Falhou-se com a Valentina! Penso em como a mãe deve estar devastada com tudo isto. Espero que perceba que a culpa não é dela. O pai de Valentina foi o homem por quem, um dia, se apaixonou e acredito que seja difícil acreditar que alguém que outrora amámos, pudesse fazer algo assim.

Esta foi a excepção. Só que é uma excepção dolorosa, vermos uma criança que tinha toda uma vida pela frente, perdê-la em tenra idade às mão de quem a deveria proteger.

Espero que a justiça venha a responder a mais questões que pais e filhos, como nós, têm. Na realidade, nada poderá justificar o que se passou. A nós, cabe-nos aconchegar os nossos pequenos, cobri-los de beijos e amá-los. A Valentina, quem é, quem foi, o reflexo de quem poderia ser, ficará guardado nos nossos corações!

Podem ler outros textos com a Palavra da Mãe, neste link!

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: