A Mamã é que Sabe – Setembro bom, Setembro Mau

A Mamã É que sabe - rubrica semanal

Setembro bom, Setembro Mau

Centenas de mães aguardam ansiosamente que os seus meninos e meninas regressem à escola e a normalidade se instale novamente em suas casas, com tudo o de bom e mau que isso acarreta.

Setembro é o mês em que regressamos todos às actividades que se arrastarão até junho e implica uma nova (re)organização familiar. Há sempre pequenas mudanças, novos desafios e alguns receios sobre esta adaptação que parece inevitável.

Confesso que, apesar de adorar o outono, setembro é o mês mais cansativo para mim. Fim das férias e a entrada no novo ritmo, dependendo dos horários e afinação dos mesmos, dos três filhos, mais marido, implica que, durante este mês, envelheça cerca de 24 anos… Depois vou recuperando ao longo do ano… Mas nunca regresso ao início… Infelizmente!

Cá em casa, este ano, temos três em três ciclos diferentes e em novos desafios… Escolas diferentes, com horários diferentes. Nenhuma perto de casa… Isto implicará uma grande elasticidade! Veêm… Já estou a estressar e ainda nem sequer começámos.

Já tenho os meus planos, os caminhos marcados no GPS. Há aqueles truques para ajudar a que tudo corra melhor como a roupa preparada no fim de semana para que as manhãs corram melhor, os menus semanais, a festa dos cereais e a festa das sobras para me poupar o trabalho.

Por outro lado, é tão bom vê-los excitados com o novo ano, novos amigos e novos desafios. Este ano será um ano de heróis. Deixam os velhos amigos e terão que fazer novos amigos, mais todos os desafios escolares que se impõe.

Para já temos que regressar aos horários, o que está a ser complicado… Mesmo deitando mais cedo, parece que ficam a conversar até às tantas… Não é fácil mas tudo se coordenará até ao final de setembro.

Ahhhh! Falta dizer qual a magia para sobreviver a este mês:

DORMIR, DORMIR, DORMIR (sim, também me esqueço disto algumas vezes) mas a verdade é que dormindo, parece que tudo corre muito melhor!

Quais são os vossos truques para sobreviver a setembro?

One comment on “A Mamã é que Sabe – Setembro bom, Setembro Mau

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: