Borrego Estufado com Cous-Cous

borrego

Se forem arrojados como nós e quiserem algo de diferente, sem fugir do tradicional borrego, a proposta do Chef Hermínio Costa é a receita ideal. Eu, pessoalmente, sou grande fã de cous-cous.

O chef Hermínio Costa é o atual responsável pela cozinha do restaurante Egoísta, do Casino da Póvoa, na Póvoa de Varzim, onde está desde 2000. Este chef que, em 1984, foi cozinheiro na Embaixada de Portugal, em Bruxelas, tem um  currículo recheado com passagem por várias cozinhas como é o caso da Quinta da Lagoa, Praia de Mira, Hotel Meridien Porto, restaurante A Porta Nobre, Hotel Infante Sagres, Grande Hotel da Batalha, entre muitos outros espaços.

Borrego Estufado com Cous-Cous

Ingredientes:
1,5kg borrego, 1cebola, 3 dentes de alho, alho francês, cenoura, salsa, louro,
tomilho, alecrim, pimenta, malagueta, tomate, azeite, banha, sal, vinho branco e presunto.

Preparação:
Partir o borrego em bocados e corar em banha. A parte fazer um refogado com azeite, presunto cebola e alho picado, cenoura as rodelas, alho francês laminado e tomate aos bocados. Deixar corar e refrescar com vinho branco. Adicionar a carne o sal a salsa o louro o alecrim, malagueta, pimenta, e o tomilho. Tapar. Acrescentar agua aos poucos até cozer. Rectificar temperos.

Cous-cous de legumes com Frutos Secos

Ingredientes:
7 dl de água, 500grs de cous-cous , 4 colheres de sopa de azeite, sal, pimenta, manteiga, ervilhas, tomate, alperces, amêndoas tostadas, sultanas corintos e salsa.

Preparação:
Colocar a água ao lume com o azeite e sal. Quando ferver, retirar do lume
juntar os cous-cous. Mexer. Deixar repousar 3 minutos até a água ser totalmente absorvida. Levar de novo ao lume brando ou banho-maria.
Juntar 2 colheres de sopa de manteiga mexer.
Adicionar tomate cortado em pequenos cubos, ervilhas previamente cozidas, corintos, amêndoas tostadas, sultanas e alperces laminados. Salpicar com salsa picada.
Pode dar um toque diferente ao cous- cous adicionando uma pitada de canela em pó ou açafrão.

Agora, que já têm tudo organizado para a Páscoa, já podem relaxar. Mesmo que seja atípico, que não possam estar com a família toda, mas podem fazer um almoço online, um lanche no zoom ou beber um café no WhatsApp. Para além disso, podem partilhar este delicioso folar e este borrego, mesmo que só virtualmente.

As imagens foram cedidas gentilmente pela Chef’s Agency.

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: