Hoje é o Dia Europeu de Segurança Rodoviária. Há uma semana, uma amiga foi atropelada numa passadeira, em plena luz do dia, próxima de uma escola. Hoje, passei por cerca de 4 acidentes, só na ida para o Centro de Explicações.
A nossa amiga está bem. Está estável embora dependente. Podia ter sido pior, muito pior. Podia não ter acontecido. Pode acontecer a qualquer um. Temos conversado com outras pessoas e os casos de pessoas atropeladas em passadeiras multiplica-se.
Somos condutores agressivos (eu também). Temos pressa, queremos chegar a todo o lado a tempo. O meu marido brinca, cada vez que sou ultrapassada por alguém mega rápido (acima do permitido por lei), que aquele condutor, se não chegar a casa em 5 minutos, não tem direito a jantar.
Hoje, com um pouco de chuva, carros bateram por trás, num cruzamento bateram de lado. Mais adiante, outro choque e um carro virou sozinho noutro ponto da estrada.
Todos sabemos de casos, conhecemos pessoas que sofreram acidentes ou já tivemos um acidente. Precisamos de ter mais cuidado. Foi um adulto mas podia ter sido uma criança ou um idoso e não ter a mesma sorte. Todos os dias, há acidentes mas o melhor é preveni-los.
5 conselhos de amiga:
- Se conduzir, não beba, não use drogas recreativas nem comprimidos para dormir. Para ser mesmo fit, vá a pé!
- Não se cole ao carro da frente. Beijinhos entre carros são sempre um mau princípio para fazer novos amigos
- Use tudo o que tem no carro para evitar acidentes. Faróis, pára-brisas e piscas… As saudades que tenho de Rute Marlene.
- Está sol, circula com cuidado. Está chuva, circula com cuidado redobrado.
- Observe tudo o que vos rodeia menos a paisagem. Pessoas, ciclistas, carros e animais que estejam próximos da estrada. Qualquer um pode ser um perigo para todos e nós também.
Este Dia Europeu de Segurança Rodoviária é apenas mais um dia. O ideal é termos 365 dias livres de acidentes por ano. Será que conseguimos?
Em caso de acidente, vejam este vídeo da Allianz: