Durante as férias da Páscoa, tentei recriar a receita de folar da família, que saiu bastante bem, sem falsa modéstia. No entanto, as minhas crianças não concordam comigo, não apreciando o travo da erva doce e de aguardente.
Mais ficou, pois eu e o pai não conseguimos resistir a umas torradinhas de folar com manteiga pela manhã. Sim, já sei que o corpo pós-pandemia e pós gravidez estará mais largo e redondo!
Eu gostei da consistência e pensei que talvez pudesse fazer algo semelhante, mas mais ao gosto dos nossos pequenos. Nada agrada mais do que cacau e não é preciso muito. Bastou 3 colheres de cacau e umas quantas pepitas de cacau cru!
Receita de Folar de Cacau
Ingredientes:
- 10 cl de leite morno,
- 100 g de manteiga derretida,
- 3 ovos,
- 3 colheres de sopa de cacau,
- 100 g de açúcar,
- 600 g de farinha,
- 30 gr de fermento natural,
- 3 colheres de sopa de pepitas de cacau cru
- um pouco de azeite
Fiz a massa na Yämmi, mas podem amassar à mão. Em primeiro lugar, colocam-se os ingredientes líquidos e batem-se. Seguidamente, junta-se o açúcar, a farinha e o cacau. Depois de misturar bem os ingredientes, deixa repousar durante um hora. Coloca-se numa forma ou num tabuleiro previamente untado e vai ao forno a 200º, durante 45 minutos. Verifiquem se a massa fica bem cozida.
Foi um sucesso. Não houve nenhuma crítica e desapareceu rapidamente. Bom apetite!
Outras receitas de folar, como a do Chef Fábio Alves, vejam aqui. Aproveitem para seguir a página do facebook de O Dia da Liberdade, para mais novidades!