Gastroenterites, monstros que estragam dias!

como agir quando a criança tem uma gastroenterite

Desde que o meu mais velho foi para a creche, que as gastroenterites têm sido uma grande ajuda a manter um corpinho de verão… Nunca causaram grande mossa mas dão uma trabalheira tremenda. Mais estranha foi a Pés, Mãos e Boca!

A primeira vez que acontece é sempre um susto grande para os pais mais recentes. Vómitos projetados tipo Exorcista, diarreias que saltam para fora das fraldas, mais do que habitualmente são as características mais visíveis.

Felizmente, se tudo correr bem, passam depressa mas é preciso estar atento a problemas maiores. Em três filhos e muitas destas situações, sempre conseguimos ir controlando tudo por casa.

Convém ficar em casa até passarem os sintomas, durante cerca de 48 horas para evitar contaminações. Igualmente importante é a lavagem das mãos pela parte de todos os membros da família. Agora, a parte mais complicada é evitar a desidratação.

Cá em casa, há sempre chá e água de maçã cozida disponível, bem como água. Para além disso, faço uma espécie de canja com puré de cenoura e cebola, com arroz. Por fim, as papas de banana que costumam ser aceites sem problemas.

Nunca forço muito mas sei é necessário fazer com que bebam e comam algo, aos bocadinhos. É preciso ter cuidado com o nível de electrólitos que podem fazer o estado da criança piorar rapidamente. Daí que seja tão importante monitorizar o nível de líquidos que ela ingere. As gastroenterites não são, normalmente, complicadas mas há que estar sempre muito alerta.

Falem com outras pessoas da escola, para verificar se é um surto de alguma virose ou algo mais complicado como salmonella. Sempre que haja alguma dúvida ou que vejam que os filhotes estão a ficar piores, aconselho a ligarem para o vosso pediatra ou para o 808 24 24 24. Este serviço, para além de tirar as dúvidas, encaminha para os serviços certos (centro de saúde ou hospital). Tem sido um grande apoio desde que fui mãe pela primeira vez e se chamava Dói Dói Trim Trim. Hoje continuo a usar para todas as situações em que tenho dúvidas!

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: