Gosto da nossa noite de jogos

Gosto de... jogar. Sim, somos ligeiramente competitivos mas adoramos jogar em família. Cartas, xadrez, mensch aergere dich nicht, entre muitos outros, são alguns dos que nos proporcionam horas de gozo e algumas lágrimas em família 💗

Gosto de… jogar. Sim, somos ligeiramente competitivos mas adoramos jogar em família. Cartas, xadrez, mensch aergere dich nicht, entre muitos outros, são alguns dos que nos proporcionam horas de gozo e algumas lágrimas em família 💗

Não temos jogos preferidos. É uma questão de fases. Por vezes, estamos meses a jogar cartas, outras vezes jogos de tabuleiros. O monopólio fica para dias especiais pois sabemos que vamos estar a jogar horas a fio…

Há uma regra na casa… Ninguém deixa ninguém ganhar. Pode parecer mau porém a verdade é que, para além de terem de melhorar no jogo, têm (temos) que aprender a perder. Não conheço ninguém que goste de perder e nós não somos a excepção.

É importante que percebam que é mau perder mas o mais importante é nos divertirmos a jogar em família. E depois há a sorte… Por exemplo, começámos recentemente a jogar um jogo novo chamado Batalha, de cartas, em que se divide o baralho pelos jogadores. Temos que tirar uma carta, sem a vermos, do fim do baralho que recebemos e ganha quem tirar a carta maior. Se houver um empate, tiram-se três e vira-se apenas a terceira. Quem tiver a carta maior fica com todas da mesa. Quem ficar com todas as cartas ganha. Aqui, ganhou muitas vezes o mais novo, que brinca ter uma estrelinha da sorte…

Nem sempre os jogos acabam em bem. Há quem goste menos de perder mas com a idade conseguem aceitar melhor a derrota (mas não quer dizer que gostem de perder). Passados tantos anos de jogo, ainda hoje não gosto de perder.

Há também outras valências. Somos obrigados a aprender estratégia, a esperar, a visualizar as jogadas seguintes, a ponderar nas opções… Afinal, jogar não é apenas um jogo! São lições de vida em pequenas caixas de cartão ou de madeira. Já jogaram ao peixinho esta semana? Quais são os vossos jogos preferidos?

Jogos e mais jogos para grande e pequenos

02 comments on “Gosto da nossa noite de jogos

  • António , Direct link to comment

    Tema engraçado, ca em casa quando temos tempo fazemos umas partidas de xadrez ou cluedo. Em viagem ou quando queremos algo mais leve, viramo-nos para as cartas: o dixit é fantástico, jogando com crianças leva-os a pensar fora da caixa; sticheln e abluxxen são bastante divertidos e ensinam a lidar com o conflito e a terem pensamento estratégico.

    Ah e dêem uma vista de olhos ao klask, mais não digo 😉

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: