Na Senda da Sustentabilidade – Rios

Gosto de... rios, lagos e praias fluviais. Hoje falamos, no blog, sobre como protegermos estas fontes de vida.

Gosto de… rios, lagos e praias fluviais. Hoje falamos, no blog, sobre como protegermos estas fontes de vida. Há duas semanas, falámos de maneiras de proteger os oceanos, a praia de que tanto gostamos. Agora, vamos ver como podemos ajudar a água doce, tão vital para a sobrevivência neste planeta.

As nascentes, riachos, rios e lagos são vitais para o nosso ecossistema e cabe a cada um de nós protegê-los neste momento. Há opções que podemos tomar para protegermos este bem, cada vez mais inacessível para tantos.

5 gestos para salvar os Rios

  1. Tome banho rápido no duche em vez de banho de imersão. Se forem dois a tomar banho ao mesmo tempo ainda se poupa mais água, desde que desliguem a torneira enquanto se ensaboam, claro!
  2. Coloquem uma garrafa ou um tijolo dentro do tanque da água da sanita. Tenham cuidado para que não seja em cima de nenhuma das partes do funcionamento da descarga.
  3. Lave as máquinas das louças e da roupa completamente cheias.
  4. Verifique se todas as torneiras não pingam. Se tiver que mudar alguma torneira opte pelas limitadoras de caudal. Pode verificar neste estudo da DECO quais as mais fiáveis.
  5. Utilize a água de lavar os vegetais, que corre antes de sair água quente para regar as plantas. Elas agradecem e os rios também!

E depois, vão até à beira-rio, apanhem os plásticos, sentem-se nas margens e molhem os pés. A alma agradece!

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: