Gosto de florestas, de aglomerados de árvores, de flores selvagens, de terra e de cogumelos. Gosto do seu aroma, dos sons dos pássaros livres, do toque das cascas rugosas, envelhecidas pela chuva e pelo sol. Gosto de sentir o sol a espreitar entre as copas das árvores e do vento a sibilar através dos meus cabelos.
Portugal é um país maravilhoso, com excelentes praias e campos maravilhosos. Temos vários tipos de floresta, desde Trás-os-Montes à Ilha da Madeira, que têm magia dentro delas… Quando era pequena, sonhava que as fadas e os duendes viviam alegremente nas florestas da minha infância. Fazia pequenas casinhas com pedras e camas de musgo. O meu avô ajudava-me nas minhas fantasias, concordando com o meu trabalho árduo que tanto iriam ajudar os pequenos seres. As florestas eram vivas!
Nessa altura, como agora, havia um monstro que as atormentava: o Fogo. Já falei disso anteriormente na publicação Fogo que Arde e Se Vê. Hoje falamos de maneiras simples de ajudar a Floresta.
10 Maneiras Simples de Preservar a Floresta
- Imprima apenas o que é verdadeiramente necessário. Sendo mesmo necessário, use ambos os lados da folha.
- Opte por papel reciclado, mesmo para cartões de aniversário e de Natal. Há alguns tão bonitos, feitos por artesãos e, deste modo, ajuda de duas maneiras.
- Liberte-se das faturas, optando pelas electrónicas- É mais rápido e muito mais ecológico.
- Recicle sempre os produtos de papel.
- Compre produtos de madeira de produção nacional e sustentável.
- Compre móveis em segunda mão. Ao fazê-lo, está a poupar uma árvore!
- Utilize alternativas em tecido para limpar ou lavar: panos, guardanapos, toalhetes e fraldas, por exemplo.
- Apoie o turismo rural de áreas florestais. Não sendo um turismo de massas, o dinheiro que traz à comunidade pode ser usado para proteger a floresta, que por sua vez trará novos visitantes.
- Plante árvores 🙂
- Passeie pela floresta com a família e amigos. Respeitar a floresta começa connosco.