Na Senda da Sustentabilidade – Fruta

fruta

Este mês estamos a falar do que gostamos e fruta é algo que vá em casa se come muito. Claro que em 5 pessoas cada um prefere a sua. A fruteira tem que estar sempre bem recheada e sem grandes esquisitices.

Alimentar uma família numerosa implica minimizar o desperdício, dentro do que é possível. Compramos fruta a granel em quintas. Por exemplo, em São Pedro do Sul há quintas que abrem as portas e podemos comprar e apanhar maçãs e pêras a preços muito simpáticos. Para além disso, é giro ver as árvores, passear pelos pomares e apanhar diretamente a fruta dos ramos.

Chegando a casa com 15 kilos de fruta é preciso acondicionar muito bem. Não compramos das maçãs maiores, gostamos delas pequenas ou médias. Guardamos num local arejado e bem espalhadas e aguentam-se bem durante bastante tempo. Aceitamos a fruta que nos oferecem mesmo que não sejamos grandes fãs. Dióspiros são óptimos para batidos, por exemplo. Doce de figo, que é uma fruta que apodrece rapidamente, é uma iguaria. Há que ser criativo. Quando a fruta fica madura, tentamos prevenir que se estrague.

Ideias para não deixar estragar fruta:

  • Sumos e batidos – mesmo quando está um pouco tocada a fruta pode ser usada num excelente sumo ou batido.
  • Papa de banana – uma banana madura, bolachas esmagadas e leite fazem uma das sobremesas preferidas cá em casa.
  • Doces – quando a vida te dá mais limões do que precisas para sumo, faz doces. Ainda não fiz nenhum de limão mas morangos, pêssego, cerejas ou ameixas, já foram todos transformados em doce.
  • Bolos e bolachas – um bolo com pedaços de fruta ou puré fica sempre muito melhor.
  • Puré de maçã – com canela, é uma excelente sobremesa ou então sem nada a acompanhar um lombo de porco assado com vegetais.
  • conservas – é uma boa hipótese para conservar fruta durante mais tempo.

 

O próximo investimento será um compostor. Já tivemos um quando tínhamos jardim. No último apartamento, não tínhamos varanda. Aqui, já vai ser possível e assim minimizaremos o desperdício ainda mais!

Para outras dicas de sustentabilidade, leiam estas publicações.

Se quiserem ser os primeiros a receber as novidades do blog, convido-vos a receberem por email as mesmas. Vão ao site do blog, descem um pouco e do lado direito, basta colocar o vosso email, nesta caixinha e subscrever.

02 comments on “Na Senda da Sustentabilidade – Fruta

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: