A Natália é a convidada desta semana. Traz-nos algo maravilhoso para a rubrica Na Senda da Sustentabilidade. Também, ela tenta dar passos para tornar um mundo melhor para si, o seu filho lindo e para as gerações vindouras. Se quiserem, devem seguir o seu instagram com fotos maravilhosas, o seu facebook e, claro está, o seu blog.
Granola Caseira
A Sílvia, na generosidade que a caracteriza, sugeriu que eu escrevesse sobre um dos meus hábitos amigos do ambiente, para partilhar convosco, no seu espaço. Disse logo que sim, claro! No entanto demorei a cumprir, uma vez que, o tempo nem sempre me chega para tudo o que quero fazer. Coisas de mães atarefadas !
Sem fundamentalismos, há duas coisas que pratico no meu dia a dia cada vez de forma mais consciente: Levar uma vida mais saudável, e ao mesmo tempo mais sustentável.
E como se pode fazer isso sem grande transtorno? No meu caso é: fazer, em vez de comprar feito.
Dou aqui um exemplo, eu faço a minha própria granola.
Estes, mesmo giros vieram do brunch do mundo cheios de granola artesanal muito boa, que se foi num instante, e que me inspirou a experimentar fazer a minha própria granola caseira. Nunca mais parei!
Há, na minha opinião três ingredientes essenciais para fazer granola : Aveia, frutos secos, um qualquer tipo de melaço. O resto, é tudo o que nós quisermos, a imaginação é o limite.
Tudo começa com aveia. Neste exemplo, juntei sementes de sésamo, amêndoas com pele, e mel.
Foi ao forno a 160º durante 15m.
Depois de apagar o forno, juntei arandos desidratados, mas podiam ter sido passas de uva ou outros. Finalmente, acrescentei quinoa tufada que tinha cá por casa.
Quando tudo está frio guardo em frascos, e quem me conhece, sabe que tenho sempre frascos, de tudo e para tudo!
Esta ideia de fazer em vez de comprar, aplica-se a quase tudo, de acordo com os interesses ou talentos de cada um.
E vocês, tem por aí algum talento que possam pôr em prática, de forma a reduzir a pegada ambiental, e ao mesmo tempo levar uma vida mais saudável?
Partilhem, a mãe Terra agradece!
Como participar Na Senda da Sustentabilidade
Se quiserem participar na rubrica Na Senda da Sustentabilidade , enviem um email para info @ odiadaliberdade . blog (sem espaços). São sempre bem-vindos! Espreitem outros textos da Rubrica.