Na Senda da Sustentabilidade – Granola Caseira

GRanola Caseira

A Natália é a convidada desta semana. Traz-nos algo maravilhoso para a rubrica Na Senda da Sustentabilidade. Também, ela tenta dar passos para tornar um mundo melhor para si, o seu filho lindo e para as gerações vindouras. Se quiserem, devem seguir o seu instagram com fotos maravilhosas, o seu facebook e, claro está, o seu blog.


Granola Caseira

A Sílvia, na generosidade que a caracteriza, sugeriu que eu escrevesse sobre um dos meus hábitos amigos do ambiente, para partilhar convosco, no seu espaço.  Disse logo que sim, claro! No entanto demorei a cumprir, uma vez que, o tempo nem sempre me chega para tudo o que quero fazer. Coisas de mães atarefadas ! 

Sem fundamentalismos, há duas coisas que pratico no meu dia a dia cada vez de forma mais consciente: Levar uma vida mais saudável, e ao mesmo tempo mais sustentável.

E como se pode fazer isso sem grande transtorno? No meu caso é: fazer, em vez de comprar feito

Dou aqui um exemplo, eu faço a minha própria granola.

Na Senda da Sustentabilidade - Granola Caseira

Estes, mesmo giros vieram do brunch do mundo cheios de granola artesanal muito boa, que se foi num instante, e que me inspirou a experimentar fazer a minha própria granola caseira. Nunca mais parei! 

Há, na minha opinião três ingredientes essenciais para fazer granola : Aveia, frutos secos, um qualquer tipo de melaço. O resto, é tudo o que nós quisermos, a imaginação é o limite.

Na Senda da Sustentabilidade - Granola Caseira

Tudo começa com aveia. Neste exemplo, juntei sementes de sésamo, amêndoas com pele, e mel.

Foi ao forno a 160º durante 15m.

Na Senda da Sustentabilidade - Granola Caseira

Depois de apagar o forno, juntei arandos desidratados, mas podiam ter sido passas de uva ou outros. Finalmente, acrescentei quinoa tufada que tinha cá por casa.

Na Senda da Sustentabilidade - Granola Caseira

Quando tudo está frio guardo em frascos, e quem me conhece, sabe que tenho sempre frascos, de tudo e para tudo! 

Na Senda da Sustentabilidade - Granola Caseira

Esta ideia de fazer em vez de comprar, aplica-se a quase tudo, de acordo com os interesses ou talentos de cada um. 

E vocês, tem por aí algum talento que  possam pôr em prática, de forma a reduzir a pegada ambiental, e ao mesmo tempo levar uma vida mais saudável?

Partilhem, a mãe Terra agradece!


Como participar Na Senda da Sustentabilidade

Se quiserem participar na rubrica Na Senda da Sustentabilidade , enviem um email para info @ odiadaliberdade . blog (sem espaços). São sempre bem-vindos! Espreitem outros textos da Rubrica.

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: