Na Senda da Sustentabilidade – Higiene Feminina

Na Senda da Sustentabilidade - Higiene Feminina

Esta semana, Na Senda da Sustentabilidade, vamos falar de Higiene Feminina. A convidada desta semana é a Anabela Costa, a quem conheço virtualmente há muitos anos.

Uma vez, uma cadela alheia veio ter bebés no nosso quintal. Sabia que não os iríamos enterrar, como era o costume naquela zona. Foi uma bênção porém não os podíamos manter a todos. Eram muitos! Depois de uma intensa campanha de adopção, todos os meninos seguiram para famílias que os acolheram. A Anabela foi uma delas. E já lá vão seis anos!

Isto para dizer que a Anabela é muito humana, muito preocupada com o mundo que a rodeia. Vai tentando mudar o mundo, passo a passo, começando pela proteção animal, em vários sentidos. Sigam-na no blog, no instagram e no facebook!

Higiene Feminina – pensos menstruais reutilizáveis

Pensei seriamente sobre este assunto se deveria começar a usar pensos reutilizáveis / pensos de tecido – como preferem chamar.

Analisei sobre a quantidade de embalagens que comprava dos descartáveis e quantidade que ia para o lixo, sabendo que vão demorar décadas a decompor-se e isto assustou-me!

Parei seriamente para pensar, o que estou a fazer?

Isto não é bom para mim, porque ganho infeções e alergias com regularidade e saber que estou a contribuir para a poluição do planeta, fiquei de certo modo com a consciência pesada.

Encontrei várias marcas online, mas como eu gosto de ajudar as marcas “mais pequenas” comprei o meu pack (5 pensos +/- 19cm) de pano à Panos da Vera.

Sobre o projeto Panos da Vera:

A Vera Martins é a criadora e artesã deste projeto, que a partir de restos de tecidos excedentes das fábricas, a Vera dá-lhes uma vida nova, reutilizando e reciclando, dando forma a produtos ecológicos e sustentáveis.

Higiene Feminina – pensos menstruais reutilizáveis

Sobre os pensos da Vera:  

Os pensos são em tecido absorventes e 100% de algodão (ou muito perto disso).
Quanto às características dos tecidos e ao toque há: do mais sedoso, ao mais natural, espessura/densidade do tecido e qualidade de estampagem que também podem variar.

Todos os pensos são feitos à mão.

Existe ainda três tipos de pensos:

Pensos diários – apenas algodão, finos e sem película impermeável.

Pensos higiénicos (de vários tamanhos) – com película impermeável.

Pensos tanga – apenas disponíveis na versão penso diário.

Como se usam?

Para usar, coloca-se o penso à volta da tua roupa interior e apertas os botões por baixo (como se fosse um penso descartável). Não se deve usar mais de 8 horas (tal como acontece com os pensos descartáveis) deve trocar-lhos consoante o vosso fluxo.

Higiene Feminina – pensos menstruais reutilizáveis

Como se lavam?

Depois de utilizar, coloque-os abertos de molho em água fria durante algumas horas (podes deixar durante a noite por exemplo). Se colocar anti – nódoas à base de oxigénio, as manchas sairão mais facilmente. Após este tratamento escorra a água e coloque os pensos dentro da máquina de lavar juntamente com outra roupa.

Quais as vantagens da utilização destes pensos?

  • Diminui a pegada ambiental – reduzem-se a produção de lixo e todo processo de fabrico dos produtos sendo poluentes para o planeta;
  • São mais saudáveis – por serem pensos em algodão, permitem que o nosso corpo “respira” prevenindo assim as infeções e alergias;
  • São muito mais económicos – acaba-se o gasto mensal “obrigatório” em pensos descartáveis e duram muito tempo (perto de 6/8 anos);
  • São giros – podendo escolher o padrão e o tamanho do mesmo.
Higiene Feminina – pensos menstruais reutilizáveis

Quais as desvantagens destes pensos?

  • Não são muito práticos porque têm que ser lavados;
  • Para quem faz desporto ou utiliza roupa muito apertada não são os mais discretos.

Desde que comecei a usar estes pensos de tecido, o meu corpo nunca mais fez reações nem voltei a ter infeções. Apenas utilizo estes pensos à noite, durante o dia utilizo o copo menstrual – isto porque ainda me faz confusão dormir com o copo.

São pensos confortáveis e bem giros, alegram o nosso humor para aqueles dias mais chatos.

Não considero os pensos de tecido, um produto nojento, alias, considero um produto bem inteligente e eco friendly!  Consegui poupar imenso dinheiro e a minha consciência também pesa muito menos!

É importante repensar seriamente na saúde feminina assim como tornar-nos mais conscientes dos nossos atos.


Como participar Na Senda da Sustentabilidade

Este texto da Anabela, sobre Higiene Feminina foi muito elucidativo e estou muito tentada a tentar. Muito obrigada!

Se quiserem fazer a diferença e participar na rubrica Na Senda da Sustentabilidade , enviem um email para info @ odiadaliberdade . blog (sem espaços). São sempre bem-vindos! Espreitem outros textos da Rubrica.

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: