Gosto de… rios, lagos e praias fluviais. Hoje falamos, no blog, sobre como protegermos estas fontes de vida. Há duas semanas, falámos de maneiras de proteger os oceanos, a praia de que tanto gostamos. Agora, vamos ver como podemos ajudar a água doce, tão vital para a sobrevivência neste planeta.
As nascentes, riachos, rios e lagos são vitais para o nosso ecossistema e cabe a cada um de nós protegê-los neste momento. Há opções que podemos tomar para protegermos este bem, cada vez mais inacessível para tantos.
5 gestos para salvar os Rios
- Tome banho rápido no duche em vez de banho de imersão. Se forem dois a tomar banho ao mesmo tempo ainda se poupa mais água, desde que desliguem a torneira enquanto se ensaboam, claro!
- Coloquem uma garrafa ou um tijolo dentro do tanque da água da sanita. Tenham cuidado para que não seja em cima de nenhuma das partes do funcionamento da descarga.
- Lave as máquinas das louças e da roupa completamente cheias.
- Verifique se todas as torneiras não pingam. Se tiver que mudar alguma torneira opte pelas limitadoras de caudal. Pode verificar neste estudo da DECO quais as mais fiáveis.
- Utilize a água de lavar os vegetais, que corre antes de sair água quente para regar as plantas. Elas agradecem e os rios também!
E depois, vão até à beira-rio, apanhem os plásticos, sentem-se nas margens e molhem os pés. A alma agradece!