Óbidos, mais que uma escapadela!

Fomos passar 3 dias em Óbidos, na semana passada, e descobrimos que três dias não chegam para conhecer tudo o que gostaríamos. Óbidos tem cultura, beleza natural, história e pessoas singulares e maravilhosas. Falarei em maior detalhe sobre cada um dos pontos da visita, em diferentes publicações. Agora, deixo apenas um apanhado da estadia.

Chegámos sábado de manhã ao hotel Josefa D’Óbidos, onde fomos maravilhosamente acolhidos por uma equipa 5 Estrelas. Se um hotel se distingue pelo serviço, o Josefa D’Óbidos demarca-se claramente. Durante toda a estadia, todas as equipas foram excelentes, incluindo os donos do hotel, o Sr. Carlos e a D. Zélia, pessoas incansáveis e sempre disponíveis.

Nessa manhã, fomos ainda fazer uma tour com Ilda Cruz, pelo Turismo do Centro, onde ficámos a conhecer melhor a histórica vila de Óbidos. Há tantos pormenores que nos escapam. Óbidos é riquíssima em história e estórias e ter alguém a explicar e a chamar a atenção para os pormenores aguçou-nos a curiosidade para sabermos mais. Sabiam que Óbidos é nomeado por Camões em Os Lusíadas?

Passámos também pelo Espaço Ó, um ninho de empresas de todos os quadrantes, cuja espaço mais comercial é a Identidade Store. Ali fomos recebidos por Teresa Uva e este é o local onde estão representados muitos dos artesãos e empreendedores do Espaço Ó. Aí conhecemos Cecília Ribeiro, com quem fizemos um workshop ou o Macramé à Janela, cuja criadora nos presenteou com uma sessão de macramé à janela e no magnífico Sunset, organizado pelo Hotel.

As refeições em Óbidos foram todas divinais. Desde os mais típicos como o Lounge até uma tendência mais moderna como o Avocado Coffee & Healthy Food, passando pelo piquenique do Gente Gira bebe Ginja e os deliciosos Jamon Jamon e Taberna Vira Copos. Falaremos de cada um deles, mais detalhadamente, em breve. O que têm todos em comum? Merecem todos uma visita! Prometo que sairão de lá saciados e felizes.

Ainda no primeiro dia, fizemos um passeio de charrete por Óbidos e pelos arredores. A charrete faz parte do projeto Mercado Biológico de Óbidos e foi simplesmente encantador. Os rapazes adoraram, nós também e a bebé dormiu lindamente. Vale a pena. O ritmo lento permite observar pormenores que antes não reparámos, de carro, e, ao mesmo tempo, não nos cansámos tanto como se fossemos os 6 em caminhada.

No dia seguinte, ainda em modo passeio, fomos andar de jipe com a GreatWest. O Sr. Gentil levou-nos no seu Land Rover e fomos fazer os Trilhos Medievais e Beleza Natural. Há mesmo muitos tesouros a serem descobertos por Óbidos e, de outra maneira, passavam-nos um pouco ao lado. Foi um dia fenomenal na sua companhia!

Terminámos o segundo dia na Escape Tower. Nunca tínhamos feito nenhum deste tipo de desafio e adorámos. O ambiente medieval aliado às novas tecnologias tornou tudo mais especial. Ficámos com muita vontade de tentarmos mais cenários.

Finalmente no último dia, aproveitámos a manhã para fazer um workshop com o escultor Carlos Oliveira e descobrimos que temos mais de artistas do que imaginávamos. Este foi o tipo de actividade que nunca pensei fazer e depois explico-vos porquê.

Antes do regresso a casa, passámos pela fábrica da Ginginha Oppidum, onde aprendemos tudo (ou quase) sobre como fazer ginginha e, sobretudo, como a apreciar. Sabiam que ganhou recentemente o prémio de Melhor Licor de Frutas Português, no World Liqueur Awards no Reino Unido?

A verdade é que 3 dias não chegaram para conhecer Óbidos na totalidade. Muito mais havia a ver e a fazer, as livrarias como a Artes & Letras e o Atelier de Artes Gráficas, o Museu Municipal e as várias Igrejas que Óbidos tem para oferecer, além de uns belos banhos na Lagoa!

Neste tempo incerto, ainda sem a vacina, senti-me muito segura. Por onde passámos, sempre com máscara, nos restaurantes, com espaço de segurança, foi realmente fácil sentir-me segura. Já foram a Óbidos? O que recomendam?

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: